Inova Metrópole é classificada em edital de apoio do Sebrae/RN

Incubadora do IMD deve receber R$ 30 mil, que serão investidos em capacitação de empreendedores

A incubadora Inova Metrópole, do Instituto Metrópole Digital, foi classificada em Chamada Pública do Sebrae/RN que tem por objetivo ofertar apoio técnico e financeiro para as entidades do tipo no Rio Grande do Norte.

Lançado no primeiro semestre, por meio de edital (nº 04/2020), a Chamada Pública divulgou o resultado das incubadoras classificadas na semana passada. Com isso, o contrato para firmar a parceria deve ser assinado até o final do mês e a Inova receberá R$ 30 mil em investimento.

A gerente executiva da incubadora, Iris Pimenta, conta que o projeto da incubadora prevê a aplicação dos recursos para a realização de atividades de formação dos empreendedores das suas startups incubadas e pré-incubadas, por meio de cursos, workshops e consultorias.

“O Sebrae tem exercido um papel muito importante de estar próximo das incubadoras, tanto incentivando como possibilitando o aporte de recursos. E isso é de grande valia para a capacitação dos empreendedores, para que possam atuar com mais maturidade no mercado”, afirma Iris Pimenta.

Ao todo, o edital do Sebrae visa investir R$ 550 mil às incubadoras classificadas. A previsão era de que 20 delas fossem escolhidas, dentro de três categorias distintas. Ao todo, no entanto, foram 15 as entidades classificadas. Em um critério que conferia avaliação máxima de 25 pontos, a Inova Metrópole obteve pontuação 24.

O edital também prevê ainda que as incubadoras contempladas disponibilizem contrapartida financeira de 50% para a realização de seus projetos.

A Inova Metrópole concorreu na Chamada Pública na categoria de incubadoras que possuem a certificação “Cerne 2”, que se constitui em um reconhecimento dado pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

A sigla Cerne designa que a entidade é considerada um “Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos” e foi concedida à Inova em novembro de 2018.