Parceria com Huawei oferecerá capacitação online e gratuita para certificação em redes e Inteligência Artificial (IA)

Projeto articulado pelo IMD oferece 360 vagas com aulas online, com início em 31 de agosto.
12-08-2020 / ASCOM
UFRN Curso

Com o intuito de estreitar laços internacionais e promover formação tecnológica gratuita e de qualidade, professores do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) e de outros departamentos da Universidade participam de um projeto que oferecerá, a partir do dia 31 de agosto, cursos de capacitação online de tecnologias utilizadas pela gigante chinesa Huawei.

Intitulada “Academia Autorizada Huawei para Ensino de Tecnologia da Informação e Comunicação, a iniciativa prevê a oferta de 360 vagas gratuitas, distribuídas em dois cursos: o de sobre Inteligência Artificial (IA), com 120 vagas, e o HCIA Routing & Switching (R&S), com 240, ambos centrados nas soluções que a Huawei utiliza em seus equipamentos. Cada um contará com quatro turmas, conduzidas ao longo dos meses de setembro até dezembro deste ano.

Para participar, não é necessário ter diploma de graduação ou de curso técnico, basta que o candidato comprove, por meio de processos seletivos, ter conhecimento sobre as temáticas de cada curso. Os links para as inscrições online, bem como os detalhes das seleçõesque acontecerão quatro vezes ao longo do ano, uma para cada turma – serão divulgados em breve no portal do IMD.

Segundo o professor Augusto Neto, docente do Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp/UFRN) e coordenador no projeto HAINA, a proposta é promover capacitações para formar mão de obra especializada nas soluções da Huawei – empresa multinacional que atualmente concorre pela liderança do uso da tecnologia 5G ao redor do mundo.

O interesse da empresa é capacitar pessoas que tenham os conhecimentos dessas tecnologias que a empresa disponibiliza, bem como seus produtos. Qualquer um que tenha conhecimento nesses assuntos, independentemente de onde vivem no Brasil, podem participar dos cursos. Mas a prioridade é para alunos e egressos das universidades do RN”, afirma Augusto Neto.

As formações também oferecerão a possibilidade do aluno receber prova de certificação gratuita, contanto que o candidato obtenha destaque na turma e posicione-se entre os 40 melhores do curso R&S ou entre os 36 mais bem avaliados no de IA. As aulas, que somarão 45h, acontecerão virtualmente, de modo síncrono (interativo) e assíncrono, e serão conduzidas por docentes da UFRN.

Parceria

A parceria entre a Universidade e a Huawei é decorrente da articulação da empresa Sustentec, instituição de Campina Grande (PB) que oferece interação entre academia e indústria. Além da UFRN, instituições de ensino de outros estados também conduzem projetos com a multinacional chinesa, como é o caso das Universidades Federais do Recôncavo da Bahia (UFRB), de Alagoas (UFAL), do Ceará (UFC), entre outras.

A UFRN também recebeu o certificado “Huawei ICT Academy”, documento que torna a Universidade apta para a operacionalização da iniciativa junto à empresa chinesa. A mesma certificação foi concedida à Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

No Brasil, a Huawei está sediada na cidade de São Paulo e é hoje uma das maiores líderes de desenvolvimento tecnológico do mundo. A gigante emprega mais de 194 mil pessoas ao redor de 170 países e regiões, o que faz a instituição chinesa servir a mais de 3 bilhões de pessoas em todo o planeta.

IMD

A iniciativa da Huawei junto à UFRN está sediada no IMD. Além de Augusto Net, responsável pelo curso R&S, e Anne Canuto, docente coordenadora do curso de IA, outros colaboradores de diferentes departamentos da Universidade estão envolvidos no projeto, como é o caso dos professores Marcos Madruga, Roger Immich, Ramon Fontes, Wellington de Souza e Vicente Sousa.

Ao longo desse mês, o projeto estará em fase de planejamento, momento em que os envolvidos se empenham na organização de todo o conteúdo das aulas, bem como na produção do material didático digital.