Alunos do Talento Metrópole promovem curso preparatório à OBI

Com inscrições abertas, iniciativa faz parte de uma série de ações educativas realizadas pelo progra
17-08-2020 / ASCOM
Talento Metrópole Curso

Alunos do programa Talento Metrópole – iniciativa do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) especializada na formação de jovens com altas habilidades ou superdotação – promoverão, a partir deste mês, o Curso de Iniciação à OBI, uma iniciativa que visa auxiliar os estudantes que prestarão o exame da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI).

Ofertando um total de 20 vagas, o curso será realizado integralmente de forma on-line, e destina-se aos estudantes dos ensinos fundamental e médio. A iniciativa faz parte de uma série de ações – de caráter educativo e referentes à área de Tecnologia da Informação (TI) – que vêm sendo realizadas pelos alunos vinculados ao Talento Metrópole.

Inscrições

As inscrições para o curso devem ser realizadas neste link (https://bit.ly/cursoobi) e estão divididas em duas categorias com públicos distintos: a primeira delas, dispondo de 10 vagas, é voltado exclusivamente aos candidatos oriundos do Rio Grande do Norte, cujo prazo segue até o dia 19 de agosto (quarta-feira).

Já a segunda categoria, ofertando outras 10 vagas, é destinada aos estudantes de todo território nacional, e segue com inscrições abertas até o dia 24 deste mês.

Aulas

As aulas acontecerão sempre nas quintas-feiras, entre as 15h e 16h, sendo realizadas por meio da plataforma Discord, na qual serão disponibilizados os conteúdos e listas de exercícios referentes aos temas abordados.

O primeiro encontro está previsto para o dia 20 deste mês, seguindo com reuniões semanais até o dia 12 de novembro.

Além dos materiais apresentados nas aulas, as reuniões também trarão conteúdos de apoio disponibilizados pelo Núcleo Olímpico de Incentivo ao Conhecimento (Noic), iniciativa sem fins lucrativos cujo objetivo é auxiliar estudantes interessados em olimpíadas científicas.

Elaboração

O curso será ministrado pelos estudantes Luca Araújo, vinculado ao Talento Metrópole e responsável pela elaboração dos conteúdos, e Leonardo Paes, colaborador do Noic.

Aluno do ensino médio, Luca explica que o objetivo da ação é possibilitar o contato entre os estudantes aptos a prestarem o exame da OBI com alunos que já passaram pela experiência, além de suprir a falta de conteúdos relativos à área de Programação – uma das modalidades exploradas na OBI.

“Eu pude perceber que a ausência de participantes nessa modalidade não é pela falta de interesse, mas pela falta de apoio e oportunidades para começar, pois, na maioria das escolas, Programação não é estudado como matéria curricular, nem mesmo como estudo extracurricular”, afirma o estudante.