No Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, IMD destaca ações pedagógicas para atenção à saúde mental

Conheça os serviços realizados pelo Setor Pedagógico do Instituto
10-09-2020 / ASCOM
Setor Pedagógico Comunidade

Fenômeno complexo que afeta pessoas de várias idades, identidades de gênero, classes sociais, culturas, entre outros fatores, o suicídio é um tema que ganha atenção especial neste mês de setembro, quando vivenciamos a campanha do Setembro Amarelo, iniciativa que visa conscientizar, prevenir e reduzir os casos de suicídio no Brasil.

Nesta quinta-feira, dia 10 de setembro, é celebrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Apesar da data pontual, esse tema é debatido e trabalhado ao longo de todo o ano pelo Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) que, por meio de seu Setor Pedagógico, promove atividades contínuas referentes à saúde mental de seus estudantes.

Tratam-se de atividades que se estendem desde a chegada do aluno ao Instituto, por meio do acolhimento aos ingressantes, até ações de pesquisa, oficinas, encontros, formações a docentes, entre outras intervenções, como, por exemplo, a realização semestral de um evento que aborde a temática da saúde mental.

Além disso, o Setor Pedagógico também oferece aos discentes o Plantão Psicológico, executado em dois turnos por semana, porém, está com atividades suspensas devido o isolamento social,  conforme explica a psicóloga Alana Carvalho. A colaboradora chama atenção ao tipo de abordagem praticada, que considera as relações em sala de aula e fora dela, ou seja, as diferentes perspectivas da rotina dos estudantes.

“É possível que, em uma visão mais tradicional de saúde, se compreenda que apenas ações de abordagem individual sejam promotoras de saúde, mas nossa equipe tem percebido isso de modo mais amplo, uma vez que diferentes aspectos no campo educacional tem impacto direto na vida acadêmica e pessoal dos estudantes", avalia a psicóloga.

Saúde e isolamento

Desde o início da suspensão dos atendimentos e atividades presenciais, o Setor teve de adaptar suas ações, buscando promover atividades estratégicas a distância e que promovessem impacto na vida acadêmica dos estudantes.

Entendendo as possíveis consequências emocionais de viver uma pandemia e a importância de suporte, realizamo uma atividade grupal on-line com estudantes, por meio de um grupo de reflexão que julgamos que foi bem positivo”, explica Alana Carvalho. Os encontros semanais incluíam discussões sobre temas dentro do contexto da saúde mental, teletrabalho e isolamento social.

Além do grupo, o Setor tem realizado orientações e encaminhamentos via e-mail aos estudantes que solicitam atendimento, bem como emitiu uma série de sugestões aos docentes sobre aspectos importantes a serem considerados no ensino remoto.

Prevenir

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera o suicídio como um problema de saúde pública, mais de 90% dos casos estão associados a distúrbios mentais e poderiam ser evitados, caso fossem identificados e tratados da maneira correta. Isso significa dizer que, a cada dez mortes por suicídio, nove poderiam ser evitadas.

Alana Carvalho explica que falar sobre suicídio ainda é um “tabu” e que a existência de um dia e um mês dedicados à discussão de tal tema são fundamentais para que o assunto seja esclarecido.

Quando o assunto é prevenção ao suicídio, é necessário entender, acolher e ajudar no que for possível e não calar. A existência de um mês e um dia como marcos da campanha dão visibilidade a um tema sobre o qual é necessário falar, mas a verdade é que é fundamental que a abertura cuidadosa à informação e à compreensão sobre prevenção ao suicídio aconteçam o ano inteiro”, avalia a psicóloga.

Diante de uma necessidade, o estudante pode entrar em contato com o Setor através dos seguintes e-mails: setorpedagogico@imd.ufrn.br (acesso à coordenação do Setor), psicologia@imd.ufrn.br (acesso às profissionais de Psicologia) ou servicosocial@imd.ufrn.br (acesso à profissional do Serviço Social). Além destes, também é possível o contato por telefone institucional (84) 9 9480-6828.