21 out 2020/ ASCOM

Pesquisadores da UFRN e UPE publicam artigo internacional em parceria com universidade irlandesa

Por meio de parceria internacional com uma universidade irlandesa, professores e pesquisadores do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), e de outras unidades da Universidade, publicaram, neste mês, um artigo científico sobre o uso de Inteligência Artificial (IA) na detecção e reconhecimento de placas de veículos com o novo modelo padrão do Mercosul.

O estudo, publicado no periódico internacional “Design Automation for Embedded Systems” (de qualis “A”), apresenta-se como uma oportunidade para empresas especializadas fazerem o reconhecimento de placas de automóveis, já que testou efetivamente, por meio de hardwares embarcados, diferentes mecanismos de leitura digital automática.

Além disso, o artigo, feito em parceria com a Dublin City University (DCU) e a Universidade de Pernambuco (UPE), marca o aperfeiçoamento de um anterior trabalho científico, premiado como melhor paper no 9º Simpósio Brasileiro de Engenharia de Sistemas de Computação, em 2019.

“A partir do prêmio, fomos convidados a submeter uma versão estendida nesse periódico estrangeiro. Mas isso foi só o primeiro passo. Nossa ideia é termos outros trabalhos na linha de Transformação Digital, Indústria 4.0 e Internet das Coisas”, comenta o professor Ivanovitch Siva, docente do IMD envolvido no estudo.

O artigo foi feito por ex-alunos do Bacharelado de Tecnologia da Informação (BTI) e pesquisadores da DCU e do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica e de Computação (PpgEEC – UFRN).

Laços

Além de facilitar o desenvolvimento futuro de novos estudos, a pesquisa também serviu, segundo o professor, para estreitar laços entre Parque Tecnológico Metrópole Digital e empresas irlandesas, o que, a longo prazo, contribuirá para atrair novos projetos internacionais de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

O artigo na íntegra pode ser acessado por meio deste link.