IMD | Instituto Metrópole Digital

Notícias

21 out 2020/ ASCOM

Pesquisadores da UFRN e UPE publicam artigo internacional em parceria com universidade irlandesa

Por meio de parceria internacional com uma universidade irlandesa, professores e pesquisadores do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), e de outras unidades da Universidade, publicaram, neste mês, um artigo científico sobre o uso de Inteligência Artificial (IA) na detecção e reconhecimento de placas de veículos com o novo modelo padrão do Mercosul.

O estudo, publicado no periódico internacional “Design Automation for Embedded Systems” (de qualis “A”), apresenta-se como uma oportunidade para empresas especializadas fazerem o reconhecimento de placas de automóveis, já que testou efetivamente, por meio de hardwares embarcados, diferentes mecanismos de leitura digital automática.

Além disso, o artigo, feito em parceria com a Dublin City University (DCU) e a Universidade de Pernambuco (UPE), marca o aperfeiçoamento de um anterior trabalho científico, premiado como melhor paper no 9º Simpósio Brasileiro de Engenharia de Sistemas de Computação, em 2019.

“A partir do prêmio, fomos convidados a submeter uma versão estendida nesse periódico estrangeiro. Mas isso foi só o primeiro passo. Nossa ideia é termos outros trabalhos na linha de Transformação Digital, Indústria 4.0 e Internet das Coisas”, comenta o professor Ivanovitch Siva, docente do IMD envolvido no estudo.

O artigo foi feito por ex-alunos do Bacharelado de Tecnologia da Informação (BTI) e pesquisadores da DCU e do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica e de Computação (PpgEEC – UFRN).

Laços

Além de facilitar o desenvolvimento futuro de novos estudos, a pesquisa também serviu, segundo o professor, para estreitar laços entre Parque Tecnológico Metrópole Digital e empresas irlandesas, o que, a longo prazo, contribuirá para atrair novos projetos internacionais de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

O artigo na íntegra pode ser acessado por meio deste link.

Outras Notícias

20 out 2020 por
ASCOM

Pesquisadores desenvolvem equipamento de baixo custo para análise de DNA

Resultado de uma pesquisa de doutorado em Bioinformática, "PDone" tem custo reduzido em até 20 vezes


BIOINFORMÁTICA | INOVAÇÃO
29 out 2020 por
ASCOM

Pesquisa do IMD e DIMAp é premiada em importante evento de Inteligência Artificial

Artigo conquistou o segundo lugar, concorrendo com 90 trabalhos do Brasil e de outros países


TI | PREMIAÇÃO