IMD apoia projeto de cidade inteligente apresentado a candidatos à Prefeitura de Natal

Iniciativa propõe ideias e diretrizes para uso de tecnologia no enfrentamento dos desafios urbanos
26-10-2020 / ASCOM
Cidades Inteligentes Comunidade

Em parceria com diferentes instituições de caráter público e privado, o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) está participando do projeto “Natal Cidade Inteligente – Prefeitura Aberta e Cidadão Participante”, proposta entregue aos candidatos à Prefeitura de Natal que visa fomentar políticas em favor da tecnologia e otimização de recursos ambientais da capital potiguar.

A apresentação do documento será feita nesta quinta-feira (29) a toda a imprensa local – em coletiva que acontecerá às 14h30 no Hotel Escol Senac Barreira Roxa – e também será explicada detalhadamente em uma live no mesmo dia, a ser transmitida pelo canal do IMD no YouTube, às 19h.

A proposta pontua 11 áreas essenciais para o desenvolvimento social e econômico da cidade, estimulando, por meio de recursos tecnológicos, a inteligência municipal. Dentre os nichos, encontram-se: saúde pública, economia, educação, empreendedorismo, energia, governança, meio ambiente, mobilidade, segurança e urbanismo.

Além disso, entre os pontos citados no documento encaminhado aos candidatos está o uso de tecnologia para integração de dados e o incentivo à implantação de empresas da área e à economia criativa, além de parques tecnológicos e incubadoras.

“São diretrizes e ideias com foco na gestão pública da cidade para que o governo use mais a tecnologia e traga benefícios ao enfrentamento dos desafios atuais. Esse conceito é fundamental e nos permite pensar em políticas públicas urbanas que empreguem, de modo consistente, ferramentas que temos hoje”, explica Frederico Lopes, docente coordenador do Smart Metropolis – inciativa do IMD especializada em cidades inteligentes.

Desafios

Os desafios trazidos pelo ano de 2020 – através de um fato inesperado: a pandemia da COVID-19 – e novos desafios que poderão surgir, oportunizam novos modelos de gestão. “O uso da TI na gestão de estados e municípios pode trazer enormes benefícios no enfrentamento de tais desafios”, destaca o diretor do IMD, Ivonildo Rego.

“O conceito de Cidades Inteligentes torna-se fundamental para o debate público nesse momento, de modo a se pensar em políticas públicas urbanas que estejam de acordo com os desafios trazidos pelo Século 21, e que empreguem de maneira consistente as ferramentas cujo desenvolvimento é oportunizado por nossa época”, enfatiza.

O projeto “Natal Cidade Inteligente” conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado (FIERN), Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo (FECOMÉRCIO/RN), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/RN) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/RN).