IMD realiza curso sobre Pensamento Computacional para professores da rede pública
Iniciativa oferta 150 vagas. Inscrições podem ser realizadas até o dia 16 de novembro
10-11-2020 / ASCOM
Acompanhar as inovações no ensino-aprendizagem é fundamental àqueles que lidam com a educação, sobretudo quando ministram disciplinas de alto impacto. Tendo isso em vista, o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) está com inscrições abertas para o curso “Pensamento Computacional e sua Relação com a BNCC para Professores do Ensino Fundamental da Rede Pública”.
A ação de extensão visa capacitar os participantes acerca do ensino do pensamento computacional e oferece um total de 150 vagas. As inscrições seguem abertas até o dia 16 de novembro, realizadas neste endereço eletrônico.
Voltado a professores de escolas públicas e do Núcleo de Educação da Infância (NEI) da UFRN, além de alunos de graduação em licenciatura, a iniciativa visa estimular o desenvolvimento do pensamento computacional como uma forma de aumentar o poder cognitivo e operacional do estudante.
As atividades iniciam no dia 17 deste mês e terão duração de um mês, com aulas remotas sempre às terças e quintas-feiras, somando um total de quatro módulos. Cada um bloco versará sobre temas como metodologias de aprendizagem baseadas na resolução de problemas, computação desplugada, políticas públicas em tecnologias educacionais entre outros assuntos.
A iniciativa é realizada no contexto do Programa Norte-Rio-Gradense de Pensamento Computacional (Pensa-RN) e conta com o apoio do Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PpgITE/IMD) e do Laboratório de Jogos Digitais e Tecnologias Imersivas para Educação (GameLab).
Outras iniciativas
A realização de capacitações e cursos de extensão já faz parte do currículo de ações do PpgTIE. Somente entre os meses de setembro e outubro, o Programa já ofertou, em formato remoto, cinco cursos de formação continuada, abordando temas pertinentes à área das tecnologias educacionais.
Algumas dessas inciativas são, por exemplo, os cursos “PlayEduc: Um Framework para Planejar Jogos Educacionais Digitais Inovadores” e “Modelagem Matemática Aplicada aos Jogos Educacionais Digitais: Um Método de Simulação para a Contextualização de Problemas”, realizados em outubro.