Alunos do IMD são aprovados em exames de certificação tecnológica da Huawei

Cursos gratuitos oferecidos desde agosto alcançam resultados positivos para egressos
27-11-2020 / ASCOM
Curso Formação

Após a conclusão das três primeiras turmas de preparação para o exame de certificação em tecnologia da Huawei, o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) já soma nove estudantes aprovados na prova de HCIA Routing & Switching (R&S) – conhecimentos da área de redes de computadores –, aplicado pela gigante tecnológica chinesa.

Frutos do projeto “Academia Autorizada Huawei para Ensino de Tecnologia da Informação e Comunicação” (HAINA), os cursos visam capacitar os participantes para aprovação gratuita no exame de certificação da Huawei – prova de alto nível que atesta o domínio de habilidades específicas em tecnologia.

“Normalmente, a inscrição para essa prova custa um alto valor (U$ 200) e o teste é de um nível bastante elevado. Nosso intuito com a HAINA é preparar os alunos e oferecer aos melhores a oportunidade de prestar o exame gratuitamente”, enfatiza Augusto Neto, docente responsável pela iniciativa junto ao IMD.

Uma vez aprovado, o egresso angaria uma conquista não apenas para o seu currículo, mas também para sua experiência profissional.

“Quero crescer na área de network engineering e network programming e agora busco certificações ainda mais avançadas na área de Redes, participar da implementação de novas tecnologias e explorar interesses nas áreas de 5G e Internet das Coisas para a construção de Cidades Inteligentes”, comenta Laura Dias, egressa do curso de R&S e colaboradora da Superintendência de Informática (SINFO).

Além das aulas on-line em R&S, a parceria oferece formações no mesmo formato em Inteligência Artificial (IA). Nesta área, 16 dos 21 estudantes da primeira turma que prestaram o exame receberam a certificação da empresa chinesa.

Curso

Para garantir aos candidatos as melhores chances de aprovação no teste de certificação, o curso do IMD conta com quatro módulos semanais de ensino virtual, além de um simulado ao final das aulas (MOCK). A iniciativa, que acontece desde agosto, visa formar quatro turmas de alunos ao todo, cada uma acontecendo em um mês diferente.

“O curso, apesar de rápido e intenso, é completo, passando por todos os assuntos cobrados nas avaliações e na prova de certificação. Os professores têm experiência na área e dominam o assunto, o que facilitou o aprendizado”, comenta David Coelho, egresso que alcançou a certificação em HCIA R&S.

Para ter acesso às formações online, os interessados devem passar por um processo seletivo que consiste em uma avaliação de documentação comprobatória, considerando itens como experiência e formação comprovada na área de Redes de Computadores, além de cursos de formação acadêmica.

“Já estava fazendo o curso pela plataforma da Huawei quando vi a oportunidade de realizar o curso pelo IMD. Então fiz a inscrição com o intuito de conseguir o voucher para prestar gratuitamente o exame da Huawei e, com o apoio dos professores, consegui a certificação. Conhecimento sempre soma e nunca é demais”, conta o egresso Ricardo Pinheiro.