13 jan 2021/ ASCOM

IMD e TCE/RN inauguram nova turma de Residência em Tecnologia da Informação

Em clima de solenidade, o Instituto Metrópole Digital, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN), oficializou, na última terça-feira (12), o início da sua terceira turma de Residência em Tecnologia da Informação (TI) em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE/RN).

O evento, que aconteceu às 9h de forma on-line, teve o intuito de marcar o começo do período letivo dos novos 15 alunos e contou com a participação de 31 colaboradores. Dentre eles, estiveram presentes o presidente do TCE, Dr. Paulo Roberto Alves, e professores do IMD, além dos novos residentes.

Para dar início à cerimônia inaugural, o presidente do TCE afirma que "tão importante quanto formar profissionais da área de TI é o resultado dessa simbiose na fiscalização dos recursos públicos, atividade finalista do TCE. Quanto mais eficazes são os meios tecnológicos aplicados ao controle externo, mas resguardado estará o patrimônio público".

Um dos projetos citados pelo presidente foi o Banco Legislativo (Legis), inaugurado pelos discentes em 2018. Elaborado para proporcionar economia de tempo, o sistema atua hoje como o meio de comunicação oficial para o envio obrigatório de toda a legislação estadual e municipal relacionada ao TCE.

Logo após, o vice-coordenador da residência, o professor Jair Leite – representando o diretor geral do IMD, professor Ivonildo Rêgo – ressaltou a importância desse programa de ensino.

“Sem dúvida, esse é um modelo excelente de educação, que ao mesmo tempo permite a realização de projetos e abre espaço para pesquisas. Então, de fato, é um modelo muito importante de ensino de pós-graduação e que traz resultados imediatos para a sociedade e para cada um dos órgãos que financiam essas ações”, avalia o docente.

Além disso, o vice-coordenador comemorou o sucesso na expansão desse modelo, originalmente potiguar, para outros Estados, como é o caso da Bahia, onde há um crescente interesse e iniciativas por parte de instituições parceiras e promotoras de ensino.

Após agradecer aos participantes, o professor Marcel Oliveira, coordenador da residência, encerrou a cerimônia de abertura e discorreu sobre uma série de informações relativas ao programa do curso.

Residência

Criada em outubro de 2017, a Residência em TI junto ao TCE visa formar alunos para atuarem no desenvolvimento de uma tecnologia totalmente aplicada ao campo do trabalho.

Para isso, o curso dá ênfase ao desenvolvimento de software, de forma a promover projetos de integração e automatização de processos aplicados ao setor jurídico. A residência tem duração de 18 meses, com carga horária total de 2,4 mil horas.

Mais informações sobre os projetos e produtos gerados pelas turmas de residência em TI podem ser encontrados no site PLUNI.