IMD | Instituto Metrópole Digital

Notícias

13 jan 2021/ ASCOM

IMD e TCE/RN inauguram nova turma de Residência em Tecnologia da Informação

Em clima de solenidade, o Instituto Metrópole Digital, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN), oficializou, na última terça-feira (12), o início da sua terceira turma de Residência em Tecnologia da Informação (TI) em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE/RN).

O evento, que aconteceu às 9h de forma on-line, teve o intuito de marcar o começo do período letivo dos novos 15 alunos e contou com a participação de 31 colaboradores. Dentre eles, estiveram presentes o presidente do TCE, Dr. Paulo Roberto Alves, e professores do IMD, além dos novos residentes.

Para dar início à cerimônia inaugural, o presidente do TCE afirma que "tão importante quanto formar profissionais da área de TI é o resultado dessa simbiose na fiscalização dos recursos públicos, atividade finalista do TCE. Quanto mais eficazes são os meios tecnológicos aplicados ao controle externo, mas resguardado estará o patrimônio público".

Um dos projetos citados pelo presidente foi o Banco Legislativo (Legis), inaugurado pelos discentes em 2018. Elaborado para proporcionar economia de tempo, o sistema atua hoje como o meio de comunicação oficial para o envio obrigatório de toda a legislação estadual e municipal relacionada ao TCE.

Logo após, o vice-coordenador da residência, o professor Jair Leite – representando o diretor geral do IMD, professor Ivonildo Rêgo – ressaltou a importância desse programa de ensino.

“Sem dúvida, esse é um modelo excelente de educação, que ao mesmo tempo permite a realização de projetos e abre espaço para pesquisas. Então, de fato, é um modelo muito importante de ensino de pós-graduação e que traz resultados imediatos para a sociedade e para cada um dos órgãos que financiam essas ações”, avalia o docente.

Além disso, o vice-coordenador comemorou o sucesso na expansão desse modelo, originalmente potiguar, para outros Estados, como é o caso da Bahia, onde há um crescente interesse e iniciativas por parte de instituições parceiras e promotoras de ensino.

Após agradecer aos participantes, o professor Marcel Oliveira, coordenador da residência, encerrou a cerimônia de abertura e discorreu sobre uma série de informações relativas ao programa do curso.

Residência

Criada em outubro de 2017, a Residência em TI junto ao TCE visa formar alunos para atuarem no desenvolvimento de uma tecnologia totalmente aplicada ao campo do trabalho.

Para isso, o curso dá ênfase ao desenvolvimento de software, de forma a promover projetos de integração e automatização de processos aplicados ao setor jurídico. A residência tem duração de 18 meses, com carga horária total de 2,4 mil horas.

Mais informações sobre os projetos e produtos gerados pelas turmas de residência em TI podem ser encontrados no site PLUNI.

Outras Notícias

11 dez 2020 por
ASCOM

IMD realizará evento online sobre Inteligência Artificial

Lives são abertas e contarão com debates sobre a aplicação da IA em diferentes áreas


EVENTO | TI
26 nov 2020 por
ASCOM

IMD promove 2ª edição do Cine Metrópole para debater documentário sobre redes sociais

Evento será realizado na próxima quarta-feira (2), com transmissão pelo canal do IMD


EVENTO | COMUNIDADE