IMD | Instituto Metrópole Digital

Notícias

25 jan 2021/ ASCOM

Pesquisa do IMD apura informações para otimizar experiência acadêmica de alunos com deficiência

A Comissão Permanente de Inclusão e Acessibilidade (CPIA) do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) está conduzindo uma pesquisa online para levantar informações úteis que tragam melhorias ao convívio social junto a pessoas com deficiência em âmbito acadêmico.

A pesquisa, direcionada a estudantes, técnicos e docentes do IMD, avalia fatores que, na opinião dos participantes, podem melhorar o acesso à informação, o atendimento e o rendimento de alunos com necessidades educacionais específicas.

Todos os colaboradores do IMD podem responder aos questionários, disponíveis por meio dos links: discentes, professores e técnicos (servidores públicos e colaboradores com outros vínculos).

“Após esse levantamento, vamos produzir um material para divulgar as principais informações, de modo que todos conheçam as práticas e atitudes capazes de melhorar o relacionamento com o público com deficiência. Além disso, o estudo nos ajudará a fazer eventuais melhorias em nossas ações já existentes”, explica Allana Araújo, presidente da CPIA/IMD.

Além dos fatores de convivência e rendimento estudantil, a pequisa também faz um levantamento dos principais temas de interesse do público quanto ao assunto de deficiência e avalia, junto aos participantes, eventuais necessidades específicas para o aprendizado ainda não mapeadas.

CPIA

Vinculada à Secretaria de Inclusão e Acessibilidade (SIA), a CPIA/IMD é formada por cerca de 20 colaboradores, que representam os públicos discentes, docentes, coordenadores, técnicos, entre outros.

A comissão é fruto de uma política de inclusão da UFRN iniciada em 2019, que prevê a descentralização do trabalho junto ao público com deficiência e o institui em todos os centros e unidades da Universidade.

Desde a sua criação, a CPIA/IMD é responsável pela gestão e acompanhamento de todos os assuntos relacionados ao tema de inclusão e acessibilidade no Instituto. Em 2020, a comissão realizou treinamentos online com professores e também catalogou os principais pontos no que tange acessibilidade no IMD.

Outras Notícias

14 jan 2021 por
ASCOM

Smart Metropolis reúne equipe para primeiro workshop do ano

Evento teve objetivo de integrar equipe e realizar balanço de realizações


EVENTO | SMART METROPOLIS
25 jan 2021 por
ASCOM

Projeto do IMD abre processo seletivo para bolsista

Seleção oferta uma vaga; bolsista atuará na construção do “Portal das Disciplinas IMD"


BOLSA | PROCESSO SELETIVO