Pesquisa do IMD apura informações para otimizar experiência acadêmica de alunos com deficiência

Estudo da Comissão Permanente de Inclusão e Acessibilidade é direcionado a toda a comunidade do IMD
25-01-2021 / ASCOM
Pesquisa Comunidade

A Comissão Permanente de Inclusão e Acessibilidade (CPIA) do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) está conduzindo uma pesquisa online para levantar informações úteis que tragam melhorias ao convívio social junto a pessoas com deficiência em âmbito acadêmico.

A pesquisa, direcionada a estudantes, técnicos e docentes do IMD, avalia fatores que, na opinião dos participantes, podem melhorar o acesso à informação, o atendimento e o rendimento de alunos com necessidades educacionais específicas.

Todos os colaboradores do IMD podem responder aos questionários, disponíveis por meio dos links: discentes, professores e técnicos (servidores públicos e colaboradores com outros vínculos).

“Após esse levantamento, vamos produzir um material para divulgar as principais informações, de modo que todos conheçam as práticas e atitudes capazes de melhorar o relacionamento com o público com deficiência. Além disso, o estudo nos ajudará a fazer eventuais melhorias em nossas ações já existentes”, explica Allana Araújo, presidente da CPIA/IMD.

Além dos fatores de convivência e rendimento estudantil, a pequisa também faz um levantamento dos principais temas de interesse do público quanto ao assunto de deficiência e avalia, junto aos participantes, eventuais necessidades específicas para o aprendizado ainda não mapeadas.

CPIA

Vinculada à Secretaria de Inclusão e Acessibilidade (SIA), a CPIA/IMD é formada por cerca de 20 colaboradores, que representam os públicos discentes, docentes, coordenadores, técnicos, entre outros.

A comissão é fruto de uma política de inclusão da UFRN iniciada em 2019, que prevê a descentralização do trabalho junto ao público com deficiência e o institui em todos os centros e unidades da Universidade.

Desde a sua criação, a CPIA/IMD é responsável pela gestão e acompanhamento de todos os assuntos relacionados ao tema de inclusão e acessibilidade no Instituto. Em 2020, a comissão realizou treinamentos online com professores e também catalogou os principais pontos no que tange acessibilidade no IMD.