Cursos de TI do Novos Caminhos ofertados pelo IMD impactam mais de 19 mil pessoas

Formações foram as de desenvolvedor de jogos, programador web e programador de dispositivos móveis
30-06-2021 / ASCOM
Comunidade Curso

Após um ano desde a inauguração de suas primeiras turmas, os cursos para desenvolvedor de jogos eletrônicos, programador web e para programador de dispositivos móveis, ofertados através do programa Novos Caminhos pelo Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), atingiram a marca de 19,5 mil inscritos ao redor do país.

Criado em 2019 pelo Ministério da Educação, o programa visa a oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) alinhados às demandas do setor produtivo e à incorporação das transformações produzidas pelos processos de inovação tecnológica.

Com início em maio de 2020, na modalidade Educação a Distância (EAD), os cursos realizados pelo IMD tiveram um constante aumento no número de vagas, passando de 1,4 mil para mais de 9 mil na quarta turma, última do mesmo ano.

Segundo o professor Marcel Oliveira, coordenador do Novos Caminhos no IMD, o aumento no número de vagas aconteceu pela grande procura pelos cursos, o que continuou acontecendo no ano seguinte, quando a quinta turma foi ofertada com 6,9 mil vagas.

Ambiente virtual

Com apenas um requisito para ingresso, formação no Ensino Fundamental I e II, os cursos acontecem nas plataformas IMDFIC – que conta com o ambiente virtual Moodle, onde os alunos têm acesso aos materiais, exercícios e aulas – e Discord, onde os discentes podem ter orientações, tirar suas dúvidas e interagir com outros estudantes.

Até o momento, mais de 1,1 mil participantes já se formaram no Novos Caminhos e o coordenador relata que a principal dificuldade percebida pelos discentes é a falta de equipamentos para realizar as atividades de programação propostas durante as aulas.

“Percebemos que alguns alunos não tinham computador, o que dificultava o andamento em qualquer um dos três cursos ofertados”, acrescenta Marcel Oliveira.

Além dos cursos de tecnologia ofertados pelo IMD, a UFRN ofereceu formações online em Agricultura, Agropecuária e Agroindústria, além de Informática para Redes de Computadores, todas realizadas pela Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ).

Novas turmas

Segundo o professor Marcel Oliveira, ainda não há previsão de abertura, pelo IMD, de novas turmas para o Novos Caminhos.

O professor ainda reforça que programas como esse viabilizam a inserção dos participantes no mercado de trabalho e atraem estudantes para a área de Tecnologia da Informação (TI), que carece de profissionais.

“Um estudo feito antes da pandemia pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), já evidenciava a crise de mão de obra nacional na área de TI. A pandemia apenas acelerou a crise, já que várias empresas estão necessitando desenvolver seus sistemas tecnológicos", relata Marcel Oliveira.