Bacharelado em TI do IMD gradua 55 novos profissionais em evento on-line

Colação de grau aconteceu na última sexta-feira (02). Live está disponível no canal do YouTube
02-07-2021 / ASCOM
Colação BTI

Em clima de solenidade e comemoração, o curso de Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), celebrou, na noite desta sexta-feira (02), a colação de grau da Turma BTI 2020.2, nomeada “Git Merge Dias-de-Luta, Dias-de-Glória”.

O encontro – que aconteceu às 19h na plataforma Google Meet – foi transmitido no YouTube e reuniu 55 graduandos, além do diretor do IMD, professor Ivonildo Rêgo, o diretor de ensino do Instituto, professor Daniel Sabino, e demais professores da Universidade, familiares e amigos.

Essa é a primeira turma do BTI a colar grau em solenidade no formato remoto e, segundo a paraninfa da turma, professora Isabel Nunes, esse fato somente enfatiza a grandeza da conquista alcançada pelos alunos.

“Em tempos normais, uma colação de grau já é uma vitória. Mas hoje, nessa época em que vivemos, esse ganho é ainda maior. Mesmo separados por telas, agradeçam justamente à tecnologia, pois é por ela, pela ciência e pela universidade que foi possível vocês concluírem o curso, viverem esse momento e alcançarem essa vitória”, exalta a professora.

A turma, 11ª a colar grau pelo Bacharelado, também homenageou o professor Emerson Moura, docente que infelizmente faleceu neste ano após contrair Covid-19. Os alunos o elegeram patrono oficial da turma e o docente foi representado por sua esposa, Luciana Rodrigues.

Perseverança

Para o orador oficial da turma, bacharel Ivan Alisson Lima, a conquista do diploma é fruto de muito trabalho e perseverança, especialmente para ele, que já havia se matriculado e desistido de outras duas graduações na Universidade.

“Não foi um processo simples e a insegurança e os desafios nos acompanharam durante as disciplinas. Mas criamos laços dentro do IMD e todos nós vivemos a cumplicidade dos colegas, dos professores e da equipe do Instituto. Crescemos juntos, choramos juntos e, hoje, comemoramos juntos”, celebrou Lima.

Já o professor Ivonildo do Rêgo, após saudar a todos os presentes e prestar sua homenagem pessoal ao professor Emerson Moura, aproveitou a ocasião para enaltecer a existência e o papel da universidade pública.

“Como sabemos, a UFRN é uma importante protagonista para a geração de talentos e impacta áreas como tecnologia, saúde, cultura, artes e tantas outras. E o nosso IMD também representa essa diversidade e riqueza de bens que a universidade oferece à nossa sociedade”, destaca o diretor.

BTI

Existente desde 2013, o BTI funciona como um Bacharelado Interdisciplinar caracterizado pela flexibilidade de sua matriz curricular.

Isso porque, a partir do cumprimento de componentes obrigatórios, os alunos podem tanto criar uma combinação própria de disciplinas como escolher uma das duas ênfases para se especializar ou seguir para as áreas de conhecimento disponíveis.

Hoje, a graduação oferece formação em campos como Computação, Informática Educacional, Desenvolvimento de Software, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Ciência de Dados, Jogos Digitais, Bioinformática, entre outras.