Gamedu realiza 1º Workshop de Programação de Jogos Digitais no Ensino Básico

22-10-2014 / ASCOM

O ensino de programação desde cedo, já no final do Ensino Fundamental, vem sendo discutido e aplicado em vários países, dada a importância de um país não só saber consumir, mas também saber produzir tecnologia. Pensando nisso, o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), através de seu Laboratório de Pesquisa em Jogos Digitais e Educação (Gamedu), promove o 1º Workshop de Programação de Jogos Digitais no Ensino Básico.

Durante a Cientec (21 a 24 de outubro), estão acontecendo os seguintes cursos fechados para escolas do ensino básico: Desenvolvimento de Jogos com Construct 2, Criação de animações e jogos com a ferramenta Scratch e Processo de Criação de Game Design. No sábado, 25, acontece uma série de palestras durante todo o dia no auditório B-205 do IMD, começando às 9h.

Os interessados em participar do workshop devem se inscrever em: <http://workshop.gamedu.net>. Escolas interessadas em agendar turmas para os cursos que acontecem durante a Cientec devem fazê-lo através do e-mail: eduardoaranha@dimap.ufrn.br.

PROGRAMAÇÃO

9h – Abertura 9h15 – “A Moral da Brincadeira: Videogames e Educação na Sociedade do Espetáculo” - Gilson Schwartz 10h30 – “A Fundação Lemann e o apoio a inovações educacionais de alto impacto: o caso do ensino de programação para crianças e jovens” 11h30 – “Desafio Gamedu: inspirando jovens talentos para a criação de jogos digitais” - Débora Aranha 12h30 – Intervalo para almoço 14h – “Push Start Button - Reprogramando o ensino médio a partir de Games, Apps e Animações.” - Tiago Lemos de Araújo Machado 14h45 – “Como funcionam os games: interdisciplinaridade e engajamento estudantil” - Iuri Rubim 15h30 – “Criação de games educacionais como um processo de aprendizagem: Experiências com o FazGame” - Carla Zeltzer, TecZelt / FazGame 16h15 – Debate “Desafios e Perspectivas para o ensino de programação de jogos digitais no ensino básico” 17h30 – Encerramento