IMD recebe visita do professor e escritor Mozart Ramos

Educador elogiou modelos de formações estruturados no Instituto Metrópole Digital
26-10-2021 / ASCOM

Foto: Cícero Oliveira

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) recebeu nesta segunda-feira (26) a visita do educador e escritor Mozart Neves Ramos. Ele foi recepcionado, na ocasião, pelo reitor da UFRN, Daniel Diniz, e pelo diretor geral do IMD, professor Ivonildo Rêgo, além do diretor do Instituto Internacional de Física, Álvaro Ferraz.

Mozart Ramos, que já foi reitor da UFPE e secretário de educação de Pernambuco, além de autor de vários livros sobre a educação brasileira, realizou ontem no campus central a palestra “Desafios do Ensino Superior no Pós-Pandemia”, evento que integrou as atividades do Plano de Capacitação da Alta Gestão da UFRN.

Percursos acadêmicos

Durante a visita ao IMD, ele acompanhou uma apresentação sobre as atividades do Instituto e do ecossistema empreendedor fomentado pelo Parque Tecnológico e pela Inova Metrópole. O diretor Ivonildo Rêgo comentou sobre as formações ofertadas pelo IMD e detalhou o caráter flexível da grade curricular do Bacharelado em TI e do Curso Técnico, que proporciona aos alunos construírem seus percursos acadêmicos levando em conta várias possibilidades de especialização.

Outro assunto de destaque durante o encontro foi o Programa de Estudos Secundários (PES), que permite que estudantes da Universidade – ou mesmo de fora da UFRN – possam realizar uma formação complementar, com certificação, a partir das possibilidades trazidas pelas disciplinas ofertadas na unidade acadêmica. Tais formações abrangem oito áreas distintas, como Inteligência Artificial, Internet das Coisas ou Jogos Digitais.

Século 21

“O que o Instituto Metrópole Digital tem feito, no que diz respeito à implementação de diferentes trilhas e oportunidades de aprendizagens, é aquilo que nós imaginamos da universidade do século 21”, disse Mozart Neves Ramos, ao comentar sobre os formatos curriculares flexíveis dos cursos do IMD.

“Fiquei muito impressionado com a qualidade e diversidade das possibilidades que foram criadas aqui, tanto no que diz respeito à formação para os jovens, como no que toca à relação com o setor produtivo e à visão de uma sociedade sustentável. E, na minha visão, há um potencial enorme do que ainda pode ser desenvolvido a partir do que foi estruturado”, ressaltou o professor ao final da visita.

Mozart Neves Ramos é atualmente membro do Conselho Nacional de Educação e titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP-Ribeirão Preto). É também autor dos livros “Educação Sustentável” e “Educação Brasileira: uma agenda inadiável”, além de coautor de “A Urgência da Educação”.