Na
XX Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN (CIENTEC), um estande vem chamando a atenção de todos, das crianças aos adultos. Nunca está vazio. É a exposição do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) e da incubadora de empresas Inova Metrópole. A CIENTEC acontece desde o dia 21 de outubro e encerra nesse dia 24, com o tema “CIENTEC +20 anos: (Re)encontro de todos nós”.
O IMD e a Inova estão nos estandes 44 a 46, no pavilhão 05, dedicado à área da tecnologia. O ambiente está arrumado com banners das empresas incubadas na Inova e outras atividades do IMD, duas TVs apresentando reportagens sobre o instituto e mesas com livretos sobre o IMD e folders sobre a Inova Metrópole. Funcionários do IMD estão sempre prontos a tirar dúvidas dos visitantes a respeito do funcionamento do instituto e da incubadora.
Mas a maior atração do estande é, sem dúvida, a exposição da empresa
RoboEduc, uma das incubadas na Inova Metrópole. A empresa trabalha desde 2008 com robótica educacional, ou seja, a robótica como ferramenta de apoio à sala de aula. Dessa forma, seus alunos aprendem a ser capazes de formar opiniões sobre vários temas, esboçar soluções, estimular a criatividade, a interdisciplinaridade, o aprendizado colaborativo, isto é, o trabalho em equipe, e o erro construtivo, que é transformar o erro em fonte de conhecimento.
Estudantes de escolas da Região Metropolitana de Natal, quando visitam a CIENTEC e veem os robôs da RoboEduc, param logo para ver o que são aqueles robôs montados com peças de Lego. Dentre as atrações da RoboEduc estão o sumô de robôs, o desafio do jogo da memória (no estilo do “Siga o Som”, mas com luzes no lugar do som), uma mão mecânica e o desafio de desenhar um quadrado num círculo de papel girando.
O estudante Pedro Lucas, que cursa o 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Roberto Rodrigues Krauze (Parnamirim/RN), disse que gostou muito da proposta da RoboEduc. Ele conta que fez o desafio do jogo da memória, mas só marcou seis pontos (o recorde estava em 13 pontos). “Eu quero ir lá para o do robô”, contou, ansioso para participar do sumô de robôs. Aliás, quem visita o estande do IMD e da Inova quer participar de tudo o que é oferecido.