Projeto do IMD abre processo seletivo para bolsistas de graduação

“Portal de Disciplinas IMD” oferece três vagas para desenvolvimento em TI
17-03-2022 / ASCOM
Processo Seletivo Edital

O projeto “Portal de Disciplinas IMD”, desenvolvido no Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), está com inscrições abertas para seleção de bolsistas de graduação. As oportunidades valem para estudantes de qualquer curso de graduação da UFRN que tenham conhecimentos de programação em Tecnologia da Informação (TI).

Do total de vagas, duas são para desenvolvimento Back-End e uma para Front-End. As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de março, por meio de envio, para o e-mail eugenio@imd.ufrn.br, do histórico das disciplinas cursadas na UFRN e, se houver, currículo ou portfólio de produções relacionadas às demandas do projeto.

Os alunos selecionados atuarão na construção de um portal onde serão publicadas informações sobre os diferentes componentes curriculares do Bacharelado em TI (BTI) do IMD.

Conhecimentos

Para se candidatarem, os interessados nas vagas de desenvolvimento Back-End devem possuir conhecimentos em Php, Laravel (migrations, controllers e models) e Mysql.

Já para a ocupação de desenvolvedor Front-End, é necessário que o candidato tenha habilidades em HTML, CSS, JavaScript e Lógica de Programação. Também é um diferencial para a função o conhecimento em Laravel Blade, Bootstrap, PHP e Git.

O processo seletivo consistirá em uma entrevista via Google Meet – realizada no período de 30 de março a 1 de abril – a qual abordará as possíveis contribuições que o estudante poderá oferecer ao projeto e seu domínio sobre os requisitos necessários. A bolsa oferecida é no valor de R$ 400, válida até dezembro deste ano.

Portal de Disciplinas

Uma dos principais motivações para a criação do Portal é a diminuição do número de evasão, desinteresse ou retenção dos estudantes em disciplinas do curso do BTI. Para isso, a plataforma mostrará os conhecimentos prévios necessários para o ingresso em cada um dos componentes curriculares, bem como o perfil de atividades, dificuldades particulares e metodologias específicas empregadas nessas disciplinas.

O portal também fará uso de diferentes mídias para esclarecer o funcionamento do BTI. Essas informações estarão dispostas em um formato dinâmico e menos formal do que o usualmente visto, o que possibilitará aos estudantes do bacharelado escolherem, de forma mais acertada, os componentes curriculares que gostariam de cursar.