Programa Talento Metrópole realiza 6ª edição do seu Curso de Férias

Curso é realizado para identificar jovens com superdotação/altas habilidades na área de TI
18-05-2022 / ASCOM
Talento Metrópole


O Programa Talento Metrópole, iniciativa que oferece orientação educacional e formação complementar a jovens com superdotação/altas habilidades, inicia, neste sábado (21), a sexta edição do seu Curso de Férias.

O curso, que acontecerá nos dias 21, 28 e 29 de maio, é a terceira e última etapa da seleção de jovens talentos feita pelo programa.

Nesta edição, 48 jovens irão realizar, no decorrer dos três dias, atividades e dinâmicas em grupo nas áreas de lógica, pensamento computacional e robótica. Ao final, aqueles que obtiverem os melhores resultados e desempenho receberão prêmios, e os alunos com destaque serão convidados a fazer parte do programa.  

As atividades serão realizadas com o apoio das empresas CogniSigns, Seahub Coworking, Interjato, Activesoft e Esig, além do SESI Escola. Haverá a participação de egressos do projeto, que irão compartilhar suas experiências com os jovens estudantes.

Para Juliana Teixeira, psicóloga educacional do Instituto Metrópole Digital (IMD), o Talento Metrópole é um programa estratégico e de extrema importância para o desenvolvimento de talentos da área de tecnologia no estado.

“Sem a oferta de atividades adequadas, esses jovens acabam desinteressados ou com tédio. Por isso, é necessário que exista um ambiente adequado para se desenvolver o talento de forma plena, estimulando o interesse desses jovens para projetos de inovação e pesquisa científica”, reforça a psicóloga.

Sobre o Programa

O Programa Talento Metrópole tem como objetivo promover a formação de jovens com altas habilidades, ampliando as suas competências e desenvolvendo habilidades na área de Tecnologia da Informação (TI).

É voltado para estudantes de escolas públicas e particulares que estejam cursando o Ensino Fundamental (7°, 8º e 9º ano) ou o Ensino Médio.

O estudante que ingressa no programa é acompanhado por um tutor (professor pesquisador da UFRN), junto ao qual desenvolve um plano individual de trabalho, considerando interesses, habilidades e competências do aluno, que poderá cursar componentes curriculares nos diferentes níveis de formação da Universidade.


Além disso, o estudante dispõe de toda a infraestrutura do IMD, sendo assistido por equipe especializada constituída por psicólogos, pedagogos e assistente social. Desse modo, o programa também atua como um agente social, porque oferece assistência a crianças e adolescentes com um perfil que se constitui em uma necessidade educacional especial.