IMD aponta metodologias ativas para fortalecer educação no pós-pandemia

Instituto é a primeira unidade de uma universidade Federal a promover o assunto em uma pós-graduação
28-06-2022 / ASCOM
Pós-graduação Curso

A revolução tecnológica causada pela pandemia de Covid-19 tem promovido cada vez mais mudanças na sociedade e uma das que mais tem chamado atenção é a nova maneira de ensinar e aprender. Diante disso, docentes do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) estão apostando nas metodologias ativas de aprendizagem como a solução para profissionais da área de ensino se atualizarem diante das novidades tecnológicas.

Com uma nova pós-graduação do IMD – a Especialização em Metodologias Ativas de Aprendizagem (EMAA), prevista para começar em setembro deste ano –, pesquisadores da unidade acadêmica têm acompanhado uma mudança de paradigma no ramo do ensino e aprendizagem e apontam para o fortalecimento do que se conhece por Educação 4.0.

Tal conceito abrange uma série de inovações mais alinhadas ao aluno do Século XXI, o qual apresenta demandas por conhecimento de modo ativo – deixando de lado o modelo tradicional de ensino, onde há uma predominância da figura do professor enquanto propagador do conhecimento.

“O modelo atual de educação falha justamente por isso. O protagonista do processo é o professor, que está lá falando o tempo todo enquanto o aluno permanece parado, esperando receber o conhecimento do docente. O modelo que a gente espera fortalecer é o que possibilita que todos que participam de um ambiente educacional assumam um papel ativo na aprendizagem”, comenta Charles Madeira, coordenador da EMAA.

Novo papel da docência

Na perspectiva de Educação 4.0, os docentes passam a assumir um papel de mentores – responsáveis por instigar seus alunos a buscarem mais conhecimento na resolução de problemas específicos – e a aprendizagem acontece cada vez mais por meio do ensino híbrido: encontros presenciais intercalados com atividades mediadas por tecnologia.

Além disso, o recurso das Metodologias Ativas de Aprendizagem são utilizados especialmente para incentivar que o aluno ponha “a mão na massa” e aprenda de forma mais ativa – razão esta que dá nome à metodologia.

“Ao conhecer as metodologias ativas, o indivíduo passa a favorecer um paradigma onde todos construam o próprio conhecimento, se empoderem e, no futuro, tornem-se não apenas grandes cidadãos como também profissionais capazes de aprender a aprender”, comenta o Charles Madeira.

Pós-graduação

Com inscrições abertas até o dia 10 de julho [PRORROGADO: até 21 de agosto], a nova pós-graduação do IMD, a EMAA, será a primeira especialização das universidades federais do Brasil a trabalhar o tema de metodologias ativas aprendizagem.

A especialização inédita oferece, ao todo, 500 vagas e visa formar educadores e profissionais da área de Ensino a evoluírem frente às mudanças ocorridas na sociedade e no mundo do trabalho nos últimos anos.

Oferecido a distância, o curso pode ser feito por qualquer pessoa do país ou do mundo, desde que tenha documento de identidade (CPF ou passaporte). Das 500 vagas, 450 são abertas ao público externo e 50 são para capacitação interna da UFRN.

Regido pelo Edital nº 001/2022, o processo seletivo do curso consistirá em homologação das inscrições e análise do currículo, conforme explica o vídeo.

Todas as informações sobre o ingresso na especialização, bem como detalhes do funcionamento da pós-graduação, estão disponíveis no site oficial da EMAA, no canal do Telegram e no Whatsapp do curso.