Pós em Bioinformática abre processo seletivo para mestrado e doutorado

São oferecidas 30 vagas, para ampla concorrência, ações afirmativas e pesquisadores de empresas
06-09-2022 / ASCOM
Processo Seletivo Bioinformática

O Programa de Pós-graduação em Bioinformática (PPg-Bioinfo), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), está com inscrições abertas, até o dia 20 de outubro, em três processos seletivos que visam o ingresso de novos estudantes para seus cursos de mestrado e doutorado.

Ao todo, foram publicados três editais: o Edital nº 10/2022, de doutorado com vagas para ampla concorrência, e os Editais nºs 11/2022 e 12/2022, para mestrado e doutorado respectivamente, ambos com vagas reservadas para pesquisadores de empresas das áreas de Tecnologia da Informação (TI) ou Biotecnologia.

Todos os certames possuem vagas destinadas a ações afirmativas (pessoas negras e pardas). Para se candidatar, o interessado deve acessar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UFRN, na aba de Processos Seletivos, preencher o formulário de inscrição e enviar, em formato PDF, os documentos solicitados em seus respectivos editais.

Todos os certames são realizados na modalidade de fluxo contínuo, sem obrigatoriedade de preenchimento das vagas ofertadas, ficando a seleção condicionada ao desempenho dos candidatos no processo seletivo.

Na seletiva de doutorado conduzida pelo Edital nº 10/2022, são ofertadas 10 vagas ao total. Desse número, quatro são destinadas para ações afirmativas.

Já as seletivas de pesquisadores de empresas dispõem de 10 vagas em cada edital, das quais quatro também são reservadas para ações afirmativas. Em ambos os casos, as vagas são prioritariamente direcionadas à linha de pesquisa “Desenvolvimento de Produtos e Processos” do PPg-Bioinfo.

Processo seletivo

Os processos seletivos ocorrem em cinco etapas: a primeira delas é a homologação das inscrições, seguida da avaliação de projetos de pesquisa. Em seguida, há a apresentação oral de projeto de pesquisa, análise de desempenho acadêmico e, por fim, banca de heteroidentificação, destinada aos candidatos optantes negros (pretos e/ou pardos).

A lista dos candidatos com o resultado final será homologada pelo Colegiado do PPg-Bioinfo e divulgada no dia 28 de novembro, na área do candidato no SIGAA e na página oficial do PPg-Bioinfo.