IMD recebe visita técnica da Sudene para curso de Residência em Indústria 4.0

Instituto mantém polo estadual do curso promovido por programa da Superintendência em estados do NE
29-09-2022 / ASCOM
Visita

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) recebeu, na tarde desta quinta-feira (29), uma visita técnica
ao polo estadual da Residência em Tecnologia da Informação (TI) em Indústria 4.0. A formação é promovida pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em parceria com Universidade de Pernambuco (UPE), tendo o IMD como a unidade de ensino onde o curso é ministrado localmente.

A visita foi realizada pelo
coordenador das Rotas de Tecnologias da Informação e das Comunicações (TICs) da Sudene, José Farias Gomes Filho. No IMD, ele foi recebido pelo diretor geral do Instituto, Ivonildo Rêgo, além do seu diretor de projetos, Jair Leite, pelo diretor do Metrópole Parque, Rodrigo Romão, e pelo coordenador da Residência no estado, Heitor Medeiros Florêncio.

A visita está sendo fantástica. Acho que é uma parceria que vai no trazer bastante resultado”, elogiou o representante da Sudene, ao tratar sobre a estrutura e funcionamento do IMD. Durante o encontro, José Farias conheceu parte das dependências do Instituto, incluindo seus cursos técnicos, de graduação e parte das pós-graduações, além do Parque Tecnológico Metrópole Digital e algumas de suas startups incubadas.

Comentando sobre a Residência, ele também destacou a importância das TICs para promover o desenvolvimento regional por meio da indústria. “Este é o futuro do desenvolvimento, porque é uma maneira privilegiada de se conseguir competitividade,
gerando valor agregado ao produto industrial e melhor renda para as pessoas através da qualificação”, destacou Farias.

Residência

A Residência faz parte do “Programa de Revitalização da Indústria Nordestina - NE4.0”, e tem como objetivo qualificar colaboradores de indústrias localizadas nos estados participantes. Constituindo-se como uma pós-graduação lato sensu, o curso é composto por aulas teóricas e pelo trabalho prático de desenvolvimento de projetos e soluções tecnológicas dentro das empresas parceiras.

No Rio Grande do Norte, serão oito as indústrias participantes e cada uma delas contará com três residentes: dois deles colaboradores da própria empresa e um deles selecionado por meio de edital de ampla concorrência.
O polo do Rio Grande do Norte também envolve o estado da Paraíba e atua com residentes em oito indústrias locais. O projeto também inclui os polos de Sergipe/Alagoas, Ceará e Vale do São Francisco, com a região de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). Ao todo, serão 46 empresas beneficiadas.