Consepe aprova criação de dois novos doutorados no IMD

Propostas dos programas de pós em TI e Tecnologias Educacionais agora serão submetidas à CAPES
02-12-2022 / ASCOM
Pós-graduação

Os programas de pós-graduação em Tecnologia da Informação (PPgTI) e em Inovação em Tecnologias Educacionais (PpgITE), vinculados ao Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), conquistaram, no mês de novembro, a aprovação das suas propostas de implementação de doutorados profissionais pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFRN.

O próximo passo para efetivar ambas as pós-graduações será o encaminhamento de suas respectivas propostas para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação, o que deve acontecer no início de 2023.

A aprovação do curso do PPgTI pelo Consepe aconteceu na semana passada, enquanto a do PPgITE nesta semana. Ambas vieram pouco depois da divulgação, em setembro passado, da mais recente avaliação quadrienal da Capes. Esses dois programas de pós-graduação do IMD obtiveram nota 4 em seus respectivos cursos de mestrado. Esse conceito é um pré-requisito para a submissão da proposta de abertura dos cursos de doutorado.

Tanto para o coordenador do PPgITE, professor Dennys Leite, como para o coordenador do PPgTI, o docente Eiji Adachi, os resultados alcançados pelos mestrados representaram o reconhecimento do trabalho realizado pelos programas de pós-graduação e pelo próprio Instituto. E a aprovação das propostas de implantação dos doutorados pelo Consepe foi a fase seguinte desse mesmo esforço.

O diretor de ensino do IMD, Daniel Sabino, compartilha que está animado com as duas propostas e confiante da aprovação pela Capes. “A proposta do PPgITE atua em uma área em que poucos programas de pós-graduação desenvolvem trabalhos. Que é essa fronteira entre a educação e a computação”. Para ele, o programa possui um caráter inovador.

“Já o PPgTI, por ser um programa profissional e ter um parque tecnológico no Instituto, além de um corpo docente que desenvolve projetos com empresas que estão no mercado de trabalho, traz ainda mais valor ao programa”, detalha Sabino.