Talento Metrópole e Instituto Internacional de Física firmam parceria institucional

Acordo fomenta formação de jovens com altas habilidades/ superdotação em TI e Física
19-12-2022 / ASCOM
Talento Metrópole Parceria

Com o intuito de fortalecer a formação científica e promover a geração de talentos no estado potiguar, o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) e o Instituto Internacional de Física da Universidade (IIF/UFRN) oficializaram, na manhã de hoje, 19, uma parceria organizacional. A ideia é expandir e otimizar ações de ambas as unidades no âmbito da formação de jovens com altas habilidades/ superdotação.

No IMD, atividades nesse sentido são trabalhadas no programa Talento Metrópole – iniciativa que promove atividades de ensino e formação para alunos com capacidades acima da média no âmbito da TI. Essa será a primeira vez que o Talento protagoniza uma parceria oficial entre o IMD e outra instituição da Universidade.

Para a professora Izabel Hazin, coordenadora do programa, a oficialização da parceria sinaliza a possibilidade da Universidade conduzir ações ainda mais concretas no âmbito da formação de pessoas com superdotação.

“É uma parceria muito bem-vinda, porque isso nos faz ter uma cobrança maior para que ações de incentivo floresçam e gerem frutos”, comenta a docente.

O diretor geral do IMD, José Ivonildo Rêgo, concorda com a professora: “quanto mais parceiros a gente tem, melhor as condições que temos para conduzir essa iniciativa”.

Dentre as atividades a serem estabelecidas no acordo, há a previsão de projetos de pesquisa e de inovação, ações educacionais e de divulgação científica, iniciativas de extensão e cultura e captação de recursos de forma colaborativa – por parte tanto do IMD como do Instituto Nacional de Física.

Do mesmo modo, a minuta da parceria também prevê o oferecimento de eventos científicos, como conferências, workshops, aulas públicas, seminários e palestras.

O acordo foi assinado por Ivonildo Rêgo, pelo diretor do IIF, professor Álvaro Ferraz, e por Klaus Capelle – ex-reitor da Universidade Federal do ABC (UFABC) e pesquisador colaborador de projetos do IIF.

Na ocasião, o diretor geral do IMD ressaltou que o acordo também pode contribuir para o início de novas parcerias em áreas diferentes, como Computação Quântica, campo que já desponta no âmbito acadêmico e que sinaliza o futuro da TI em todo o mundo.

Conhecimento científico

Na perspectiva dos alunos, a parceria possibilitará o intercâmbio de estudantes de ambas as instituições, de modo a ampliar a produção de conhecimento científico acerca de temas diferentes de Engenharia de Software, Computação e afins.

“Temos muitos estudantes com interesse em Física, por exemplo. Então acredito que essa parceria é de extrema importância, dada a dimensão da construção do pensamento científico, que só acontece quando ampliamos o leque de atividades em diferentes áreas da universidade”, comenta Hazin.

Ainda segundo a docente, tal ampliação é um ponto fundamental que remete à própria criação do Talento Metrópole, idealizado para expandir-se e abranger outros setores da universidade e da sociedade como um todo.

Já para o IIF, o acordo representa, dentre outras vantagens, um importante avanço na perspectiva de prospecção de talentos, visto que o programa do IMD já apresenta uma experiência de mais de sete anos em processos seletivos de jovens com altas habilidades.

Talento Metrópole

O programa Talento Metrópole visa ampliar competências e desenvolver habilidades de estudantes de escolas públicas e particulares que estejam cursando o Ensino Fundamental (7°, 8º e 9º ano) ou o Ensino Médio.

O estudante que ingressa no programa é acompanhado por um tutor (professor pesquisador da UFRN), junto ao qual desenvolve um plano individual de trabalho, considerando interesses, habilidades e competências do aluno, que poderá cursar componentes curriculares nos diferentes níveis de formação da Universidade.

Além disso, o estudante dispõe de toda a infraestrutura do IMD, sendo assistido por equipe especializada constituída por psicólogos, pedagogos e assistente social.

Desse modo, o programa também atua como um agente social, porque oferece assistência a crianças e adolescentes com um perfil que se constitui em uma necessidade educacional especial.