IMD cria portal para ajudar alunos do BTI na escolha de disciplinas

Sistema reúne informações, esclarece dúvidas e auxilia estudantes em matrícula no novo semestre
10-01-2023 / ASCOM
BTI Comunidade

Colaboradores e alunos do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), no âmbito de seu Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), criaram um portal para auxiliar alunos da graduação a escolherem melhor seus componentes curriculares a serem cursados neste novo semestre.

O Portal das Disciplinas do IMD apresenta conteúdos em diferentes formatos para auxiliar o aluno do BTI a compreender as disciplinas oferecidas no curso. Assim, uma vez de posse dessas informações, os discentes podem escolher mais acertadamente o que irão cursar ao longo do semestre, alinhando expectativas, conhecimento e carreira.

Pelo sistema, o aluno tem acesso, por exemplo, a conversas com professores nas quais são abordados aspectos básicos da respectiva disciplina, obstáculos, conhecimentos e competências pré-requeridas, perguntas frequentes, entre outras informações.

No portal, o estudante também pode emitir quantificações acerca das atividades a serem desempenhadas em sala de aula. Assim, é possível saber quantas avaliações são feitas por provas ou trabalhos, quais disciplinas abordam discussões teóricas ou sociais e quais utilizam metodologias clássicas ou ativas de aprendizagem.

O sistema é fruto do trabalho dos alunos do BTI, orientados pelo professor Eugênio Paccelli, o qual leciona a disciplina Informática Educacional.

“Temos 12 programas rodando e algumas lacunas, mas acredito que o portal já pode auxiliar os alunos nesse novo período de matrícula. A tendência é que, a cada semestre, tenhamos mais disciplinas inseridas no portal”, comenta Paccelli.

Cálculo Diferencial e Integral I, Desenvolvimento de Sistemas Web e Inteligência Artificial para Jogos Digitais são exemplos de conteúdos já disponíveis no portal.

BTI

O curso de BTI consiste em uma graduação interdisciplinar e conta com duas ênfases definidas: Desenvolvimento de Software e Computação, para as quais são oferecidas grades curriculares específicas.

Além dessas, os alunos também podem optar por uma grade curricular flexível, com diferentes componentes que versam sobre Informática Educacional, Sistemas de Informação de Gestão, Bioinformática, Internet das Coisas e Jogos Digitais.

Mais informações estão disponíveis no site.