Fórum Internacional aborda a Bioinformática em tempos de pós pandemia

Trata-se da segunda edição do evento promovido pelo Centro Multiusuário de Bioinformática do IMD
30-03-2023 / ASCOM
BioME

O Natal Bioinformatics Forum, evento internacional que aborda a Bioinformática em diversos contextos científicos, teve sua programação iniciada na manhã de ontem (29), no hotel Golden Tulip, em Ponta Negra, Natal (RN).

A primeira palestra do fórum, promovido pelo Centro Multiusuário de Bioinformática (BioME), do Instituto Metrópole Digital (IMD), foi ministrada pelo professor Serghei Mangul, da University of Southern California (EUA), que discutiu temática ligada a banco de dados e ferramentas computacionais. A manhã seguiu com uma mesa redonda sobre análise de dados genômicos.

O segundo dia do evento, que ocorre ao longo do dia de hoje, teve início com uma palestra ministrada pelo professor Marco S. Nobile, da University of Milano-Bicocca (Itália), que abordou assuntos relacionados a como novas ferramentas de Inteligência Artificial podem impactar decisões médicas.

Segundo o professor João Paulo Matos, coordenador do BioME, o fórum internacional ressalta as inovações na Bioinformática e como elas estão impactando as nossas vidas. Ele também comenta sobre oportunidades no mercado que são trazidas pelo evento, devido à visibilidade que proporciona a pesquisas e discussões apresentadas em seu âmbito.

O Natal Bioinformatics Forum oferece uma programação interdisciplinar, que aborda temas de Bioinformática e de saúde sob diversas óticas. O evento, que acontece até a sexta-feira (31), proporciona discussões sobre as perspectivas e avanços na pesquisa em Bioinformática e conta com a participação de palestrantes de universidades e centros de pesquisa de diferentes países, como Brasil, Estados Unidos e Itália, dentre outros.