IMD realiza evento de conclusão de Residência em Indústria 4.0

Iniciativa teve caráter regional e no RN contou com 24 residentes e oito empresas
11-04-2023 / ASCOM
Indústria 4.0

A Residência em Indústria 4.0, pós-graduação realizada em todo o Nordeste e que é coordenada pelo Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) no polo que abrange Rio Grande do Norte e Paraíba, terá o seu evento de encerramento realizado no próximo sábado, 15, na sede do IMD.

O curso faz parte do “Programa de Revitalização da Indústria Nordestina - NE4.0”, e teve como objetivo qualificar colaboradores de indústrias localizadas nos estados participantes. A pós-graduação foi idealizada pela Universidade de Pernambuco (UPE) em parceria com a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

No evento de encerramento da Residência serão realizadas as apresentações dos trabalhos dos estudantes concluintes, tanto do Rio Grande do Norte como da Paraíba. No estado, os residentes atuaram nas indústrias Guararapes, Três Corações, Coteminas, Cristalina, Coco e CIA, Mar Aberto, BqMil e Clan.

A mesa de abertura contará com a participação do coordenador do Programa NE4.0, o professor da UPE Djalma Guimarães, o presidente da Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia (COINCITEC) da Fiern, Djalma Barbosa, e o diretor executivo do Centro de Inovação e Tecnologia Telmo Araújo (CITTA), o professor da UFCG Heleno Bispo.

A programação do evento ainda contará com uma seção de Integração e Oportunidades, com representantes de instituições de fomento e pesquisa, como a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque), CITTA/UFCG e COINCITEC/FIERN.

Participantes

No Rio Grande do Norte, cada uma das indústrias participantes da Residência contou com três residentes: dois deles colaboradores da própria empresa e um selecionado por meio de edital de ampla concorrência. O mesmo se deu na Paraíba, onde oito indústrias locais também contaram com a formação dos participantes e projetos de inovação.

Além do Polo RN/PB, a Residência também incluiu os polos do Ceará, de Sergipe/Alagoas e do Vale do São Francisco, com a região de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). Ao todo, foram 46 empresas beneficiadas.