IMD realiza evento de encerramento de Residência em Indústria 4.0

Instituto foi sede local de pós-graduação realizada pela UPE e Sudene em todo Nordeste
19-04-2023 / ASCOM
Pós-Graduação Indústria 4.0

A Residência em Indústria 4.0, pós-graduação realizada em todo o Nordeste e que é coordenada pelo Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) no polo que abrange Rio Grande do Norte e Paraíba,
realizou seu evento de encerramento no último sábado (15), na sede do Instituto.

A abertura do evento se deu com a apresentação do coordenador do polo local, o professor do IMD Heitor Florêncio, que desejou boas-vindas aos participantes presentes e aos que estavam acompanhando pelo canal do YouTube do IMD.

“O Programa de Revitalização da Indústria Nordestina - NE4.0 é executado pela Universidade Federal de Pernambuco (UPE), juntamente com a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e outras instituições da região. Nós representamos o polo RN/PB”, contextualizou Heitor Florêncio.

Ele ainda deu os parabéns aos residentes concluintes e agradeceu às empresas parceiras do Programa, que no Rio Grande do Norte foram as indústrias Guararapes, 3 Corações, Dois A, Produmar, Cristalina, Coco e CIA e BqMil.

Em seguida, o diretor executivo do Centro de Inovação e Tecnologia Telmo Araújo (CITTA/UFCG) e coordenador do polo PB, Heleno Bispo, também agradeceu a participação das empresas paraibanas: Coteminas, ESSANTO Móveis, Natural Nuts, Cervejaria Femme, Cachaça Triunfo, Cachaça Matuta, SJP e Incomel.

O coordenador do Programa NE4.0, o professor da UPE Djalma Guimarães, participou remotamente da abertura. Em sua fala, ele destacou a boa execução das iniciativas desenvolvidas Residência no polo RN/PB. “Mais do que uma Residência, acreditamos que vem sendo criada uma rede no Nordeste. Uma rede na qual empresas, fundações de apoio e universidades, têm interagido em prol da digitalização da Industria”, ressaltou ele.

Representando a Sudene, José Farias, que também participou em formato remoto, compartilhou que deseja que a iniciativa seja ampliada para outras empresas e suas cadeias produtivas. Ele ainda disse contar que futuramente novos parceiros do setor público sejam convidados, como os governos de cada estado participante do projeto.

Encerrando a abertura do evento, o presidente da Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia (COINCITEC) da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), Djalma Barbosa, celebrou os resultados obtidos com o Programa. “Quando há uma conexão entre as atividades empresariais e os conhecimentos da Universidade, os resultados podem ser satisfatórios”.

Projetos

A programação do evento contou com duas sessões temáticas: Dados e Inteligência Artificial (IA), no auditório B206, e Internet das Coisas, na sala B204, ambos os espaços na sede do IMD. Foram nelas que os participantes residentes apresentaram seus projetos. No polo RN/PB, cada empresa contou com três residentes, sendo um bolsista e dois colaboradores de cada empresa.

Para o bolsista residente e egresso em Engenharia Mecatrônica na UFRN, Gabriel Cavalheiro, integrante do projeto na empresa Guararapes, ter a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na graduação e na Residência “abriu muitas portas”. Gabriel conta que acredita que conseguiu um emprego em uma empresa em Minas Gerais, por conta da experiência adquirida no programa.

O bolsista residente compartilha que tanto os professores quanto os colaboradores da Guararapes o ajudaram muito durante a jornada na Residência. “O projeto na empresa fez a diferença. É um pontapé inicial para a empresa continuar e buscar mais desenvolvimento na Indústria 4.0”, conta o egresso da pós-graduação.

Já o colaborador da indústria 3 Corações, Alan Rodrigues, explica que a participação da empresa foi efetiva. "Consideramos que foram resultados importantes para nós, com um saldo positivo e abertura de novos conhecimentos para aplicarmos dentro da empresa.”

Integração

Para encerrar o evento, houve uma sessão de integração, com representantes de instituições de pesquisa, como a  Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e o Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque).

De acordo com o coordenador do polo PB, Heleno Bispo, iniciativas como a Residência em Indústria 4.0 possibilitam a capacidade de crescimento e de produção de conhecimento da região Nordeste. “A inclusão de empresas de pequeno, médio e grande porte é fundamental para que possamos despontar no cenário nacional”.

Fazendo um balanço final, o coordenador do polo RN, Heitor Florêncio, conta que a expectativa agora é que as empresas dêem continuidade aos projetos desenvolvidos. “Esse momento de integração é importante para conseguirmos unir essas empresas e fomentar ainda mais a inovação em Indústria 4.0 no estado”.