Pós em Metodologias Ativas de Aprendizagem segue com inscrições abertas até dia 15

Curso ofertado pelo IMD será no formato EAD e é voltado a professores de todos os níveis de ensino
11-05-2023 / ASCOM
Processo Seletivo

As inscrições para a Especialização em Metodologias Ativas de Aprendizagem (EMAA), criada e ofertada pelo Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), ficarão abertas até a próxima segunda-feira, dia 15. Em formato de Educação a Distância (EAD), a pós-graduação é voltada a professores de todos os níveis de ensino e fundamentada no modelo de Educação 4.0 – que incorpora a importância da participação ativa dos estudantes.

Serão ofertadas 110 vagas, sendo 80 destinadas para a ampla concorrência, 10 para o atendimento de pessoas negras (pretas ou pardas) e indígenas, outras 10 para pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista ou outras necessidades específicas, e mais 10 voltadas à capacitação interna de servidores efetivos do quadro da UFRN.

As inscrições podem ser realizadas exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão e Atividades Acadêmica (Sigaa), onde o candidato deve buscar por “Metodologias Ativas” e solicitar a participação no processo seletivo da pós-graduação, além de anexar os documentos solicitados no Edital Nº 001/2023. A taxa de inscrição é de R$ 50.

Especialização

Para a formulação da nova especialização (vídeo de apresentação aqui), o IMD uniu a sua vocação natural na área de Tecnologia da Informação (TI) com a experiência do seu bem-conceituado Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PpgITE).

O resultado foi uma grade curricular composta por 12 módulos, cada um com carga horária de 30h, como é o caso, por exemplo, de Aprendizagem Criativa, Aprendizagem Híbrida e Móvel, Aprendizagem Baseada em Problemas e Projetos, Storytelling na Educação e Gamificação na Educação. O curso dura 18 meses, com aulas síncronas e assíncronas, podendo ser feito por profissionais de qualquer lugar do Brasil e do mundo.

A
Especialização em Metodologia Ativas de Aprendizagem também vai oferecer uma ampla estrutura de apoio, que incluirá 10 docentes da UFRN, tutores e coordenações pedagógicas e de tutoria. A aula inaugural está prevista para o dia 8 de julho, com início das aulas em 10 de julho deste ano.

Mais informações sobre o funcionamento da pós-graduação podem ser acessadas no seu site ou no canal do Telegram.