Startup potiguar fecha parceria com maior gerenciadora de criptomoedas da América Latina

Vinculada ao Metrópole Parque, E-Rentav passa a divulgar investimento da Renda Fixa Digital
27-06-2023 / ASCOM
Empreendedorismo

A startup potiguar E-Rentav formalizou neste mês uma parceria inédita com o maior grupo de gerenciamento de transação de criptomoedas da América Latina: o Mercado Bitcon, ou simplesmente MB. O acordo visa divulgar no RN e no Nordeste uma nova modalidade de investimento financeiro, a Renda Fixa Digital.

O novo produto – já bastante utilizado no Sul e Sudeste do país – tem chamado a atenção dos investidores especialmente por benefícios como alta rentabilidade, maior segurança financeira, menor incidência de impostos e menor prazo para saque em comparação com investimentos convencionais.

A empresa potiguar irá promover, no mês de setembro, um evento destinado justamente a divulgar e educar o público de investidores sobre a Renda Fixa Digital. “Será um encontro com abertura realizada pelo próprio pessoal do MB de São Paulo. O intuito será abordar tanto a Renda Fixa Digital como também o escopo mais tradicional de investimentos”, conta Guilherme Corrêa Henrique, CEO da E-Rentav.

Segundo ele, a parceria com o MB também deverá favorecer o negócio da E-Rentav enquanto empresa tecnológica do ramo financeiro – visto que a startup hoje é detentora de uma plataforma capaz de auxiliar em todo o processo tributário de pessoas com investimentos diversos, tanto nacionais como internacionais.

A expectativa é que a empresa potiguar, sediada e vinculada ao Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque), estreite laços com
o MB e também favoreça o mercado de investidores brasileiro com soluções que facilitem o dia a dia de quem investe em criptoativos.

Novo investimento

Projetada para oferecer benefícios tanto para investidores pessoas físicas como para empresas que precisam de crédito para expandir seus negócios, a Renda Fixa Digital apresenta diferenciais de interesse do público: “investe-se em um meio digital, de criptomoedas, mas com um retorno definido, como na Renda Fixa tradicional”, explica Guilherme Henrique.

Assim, para o investidor pessoa física, a modalidade garante uma rentabilidade maior do que os investimentos de Renda Fixa convencionais, como CDB ou LCI – podendo chegar a um rendimento de até 25% ao ano. Além disso, a incidência de impostos sobre esse produto é menor do que o convencional – com diferença de até 7,5% a menos do que o que é cobrado em investimentos tradicionais –, o que faz dele um produto desejável para quem busca pagar menos imposto de renda, por exemplo.

Já do ponto de vista das empresas, a Renda Fixa Digital se torna uma boa pedida especialmente por apresentar taxas administrativas até 80% mais baratas do que as cobradas pelos bancos.

Em um contexto de financiamento, a empresa que busca crédito por Renda Fixa Digital é beneficiada com juros menores e taxa administrativa também mais em conta”, garante Guilherme Henrique.

Isso é possível graças às características inerentes ao próprio investimento, como a tokenização (representação digital dos ativos). Com isso, a dívida contraída pelo beneficiário do crédito é estruturada em um ambiente
do próprio MB e passa a ser quitada pelos próprios investidores pessoas físicas participantes da ação.

Bitcoin

Assunto cada vez mais difundido até mesmo em meios não especializados – como a grande mídia – o mercado de criptoativos desperta mais interesse do público brasileiro a cada ano, tendo chegado a atingir altos índices de adesão.

A título de comparação, o número de investidores na Bolsa de Valores brasileira, em 2013, não chegava a 500 mil. Em dez anos, esse valor passou para cinco milhões – crescimento ocorrido especialmente nos últimos quatro anos (em 2019, o número desses investidores era de 1 milhão no Brasil).

Já no âmbito dos criptoativos, o crescimento foi ainda mais veloz. “Segundo os dados da Receita Federal, mais de dez milhões de pessoas já declararam que têm algum tipo de investimento em criptos no Brasil. Ou seja, os investimentos tradicionais demoraram dez anos para chegar a cinco milhões de pessoas e as ações em criptoativos, que estão por aí cerca de cinco anos, já têm mais do que o dobro”, comenta Guilherme Henrique.

“E nossa expectativa é que esse número cresça ano após ano, através principalmente de duas coisas: maturidade de mercado – que hoje oferece novos produtos, como o NFT, também bastante difundido – e a própria instituição da Renda Fixa Digital. Cada vez mais o mundo de criptoativos fica mais comum na nossa vida”, acrescenta Corrêa.

Esse crescimento pode ser verificado na própria carteira de clientes da E-Rentav, segundo a qual pessoas que antes só tinham um tipo de investimento estão migrando uma parte do seu patrimônio para os criptoativos. Hoje, investidores desse tipo somam de 30 a 40% do portfólio da empresa.


E-Rentav

Inserida no ecossistema de empreendedorismo e inovação do Metrópole Parque, a E-Rentav possui hoje uma plataforma com o mesmo nome cujo principal intuito é facilitar a vida de investidores na hora de declarar imposto de renda ou de calcular impostos tributários a pagar ou a receber.

Sustentando esse modelo de negócios desde 2019, a empresa enxerga no mercado uma demanda recorrente de pessoas que precisam de soluções tributárias rápidas e sem a necessidade de contratar
mais profissionais.

O investidor não precisa se preocupar com a tributação, pois a plataforma cobre todo o seu ciclo tributário. A vantagem é que, quando aparecem oportunidades como essa da Renda Fixa Digital, o investidor pode facilmente analisar e decidir como rentabilizar seu patrimônio”, destaca o CEO da E-Rentav.

Além disso, todo esse trabalho de assessoria tributária, quando feito por vias tradicionais, costuma levar dias. A plataforma promete resolver
essa tarefa em poucos minutos, de forma quase intuitiva.