Portal com informações sobre grade do BTI amplia catálogo de disciplinas

Sistema agora conta com informações de 50 componentes curriculares da graduação do IMD
31-07-2023 / ASCOM
BTI Curso

Criado para auxiliar as escolhas acadêmicas dos estudantes de graduação, o Portal das Disciplinas Bacharelado de Tecnologia da Informação (BTI) do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) agora abrange 50 componentes do curso. O objetivo da ampliação é facilitar a escolha dos alunos que se matricularão no próximo período letivo e esclarecer eventuais dúvidas referentes às disciplinas oferecidas pelo curso de TI.

A plataforma oferece informações em diversos formatos produzidos pelos próprios professores. Em cada página, é possível ter acesso a podcasts, vídeos, materiais específicos, avaliações, competências, entre outros.

Pelo sistema, o aluno também tem acesso a conversas com professores, nas quais são abordados aspectos básicos da respectiva disciplina, obstáculos, conhecimentos e competências pré-requisitadas, perguntas frequentes, entre outras informações.

O estudante ainda pode acessar quantificações acerca das atividades a serem desempenhadas em sala de aula. Assim, é possível saber quantas avaliações são feitas por provas ou trabalhos, quais disciplinas abordam discussões teóricas ou sociais e quais utilizam metodologias clássicas ou ativas de aprendizagem.

Componentes curriculares como Análise Combinatória, Cálculo Diferencial e Integral I, Ciências de Dados, Fundamentos de Jogos Digitais e Inteligência Artificial para Jogos Digitais estão disponíveis na plataforma. Em casos de um professor lecionar mais de uma disciplina, elas são separadas em páginas diferentes.

O Portal é desenvolvido por alunos bolsistas que estudam Informática Educacional no BTI e que são orientados pelo professor Eugênio Paccelli. O docente pretende continuar desenvolvendo o projeto e adicionar mais componentes curriculares a cada semestre.

Para isso, o professor convida a todos os alunos a emitirem feedbacks diretamente na plataforma, no topo da página principal, de modo que a ferramenta atenda às necessidades e expectativas do corpo discente.

BTI

O curso de BTI consiste em uma graduação interdisciplinar e conta com duas ênfases definidas: Desenvolvimento de Software e Computação, para as quais são oferecidas grades curriculares específicas.

Além dessas, os alunos também podem optar por uma grade curricular flexível, com diferentes componentes que versam sobre Informática Educacional, Sistemas de Informação de Gestão, Bioinformática, Internet das Coisas e Jogos Digitais.

Mais informações estão disponíveis no site.