Projeto de empresa incubada na Inova Metrópole é finalista no Prêmio Santander Universidades

11-11-2014 / ASCOM

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) esteve na final do Prêmio Santander Universidades. O projeto Topograph Smart System, desenvolvido pelo médico oftalmologista Francisco Irochima Pinheiro, da empresa Ciência Ilustrada Studio, incubada na Inova Metrópole, foi um dos 12 finalistas na categoria "Ciência e Inovação".

O Topograph Smart System consiste em um topógrafo portátil que, acoplado a um smartphone e disparado por um aplicativo específico, consegue diagnosticar a doença chamada ceratocone, substância cônica que se forma na superfície da córnea e que causa cegueira. Enquanto um topógrafo de córnea convencional chega a custar de U$ 20 mil a U$ 100 mil, o dispositivo desenvolvido por Irochima custa menos de U$ 1.

O resultado final foi divulgado no dia 5 de novembro, tendo como vencedores na categoria "Ciência e Inovação" os projetos "Avatar Educação", da Universidade de Pernambuco (UPE); "Desenvolvimento de uma plataforma de construção de micro-organismos para a produção de químicos renováveis", da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); "Automatização do processo de modelagem de vestuário para criação de peças personalizadas", da Universidade de São Paulo (USP); e "Otimização de compostos líderes para tratamento de doenças parasitárias tropicais em colaboração com a Drugs for Neglected Diseases Initiative (DNDI) e a Medicines for Malaria Venture (MMV)", também da Unicamp.

Outras Notícias