IMD sedia Workshop sobre territorialização, inovação e sustentabilidade

Evento é o V Workshop da Rede Territórios Inteligentes e Sustentáveis nos Âmbitos Social e Educativo
10-11-2023 / ASCOM
Internacional

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) sediará, entre os dias 27 e 29 de novembro, o V Workshop da Rede TISSE: Territórios Inteligentes e Sustentáveis no Âmbito Social e Educativo. A iniciativa, de abrangência internacional, abordará desde soluções capazes de otimizar a gestão pública em nível municipal até tecnologias digitais que promovam mudanças sociais, educativas e territoriais.

Conduzido pelo projeto Smart Metropolis – especializado em ações voltadas para Cidades Inteligentes –,
o evento acontece de forma híbrida: presencial no IMD e com transmissão via YouTube, recebendo inscrições por meio do site oficial do evento.

O workshop terá sua abertura no dia 27 deste mês, com a recepção dos pesquisadores de Instituições que integram a Rede e de representantes de outras entidades convidadas. O restante da programação se dará ao longo dos dois dias seguintes, sempre no horário das 8h30 às 13h30.

Trata-se de um momento para reunir pesquisadores, graduandos e pós-graduandos, gestores de políticas públicas e de Instituições parceiras que apostam no poder transformador da pesquisa científica aplicada como vetor potencializador de soluções inteligentes para demandas territoriais. Assim, espelha uma das metas institucionais do IMD e da UFRN”, comenta a professora Betania Ramalho, coordenadora da Rede TISSE.

Participarão do encontro palestrantes como Fábio Kon (USP), Francesc Hernandez (Universidade de Valência), Mariano Enguita (Universidade Complutense de Madrid), Fidel Molina Luque e Paquita Sanvicen (Universidade de Lleida), Antônio Rochette e Luís Alcoforado (Universidade de Coimbra), José Miguel Lameiras (Universidade do Porto) e ainda pesquisadores integrantes do IMD/UFRN, UFPE, UFPB, UNIR, IFRN, Instituto Kennedy/SEEC/RN, SEBRAE-RN, entre outras instituições convidadas.

TISSE

Criada em 2018, a TISSE surgiu por iniciativa dos professores Betânia Ramalho, Antônio Rochette e Luís Alcoforado e recebe apoio institucional da UFRN, da dire
ção do IMD e projeto Smart Metrópolis, coordenado pelo professor Frederico Lopes.

A TISSE ainda conta com o suporte técnico, tecnológico e logístico de um grupo de pós-graduandos do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/UFRN), Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN/UFRN), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal da Paraíba (UFPB),
do Instituto Kennedy e do SEBRAE.