IMD lança site que detalha sua atuação na Rede Embrapii

Instituto passou a ser unidade da Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial em 2023
28-11-2023 / ASCOM
Inovação Indústria 4.0

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) lança nesta quarta-feira, 29, o site em que descreve suas atividades enquanto unidade local da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). A apresentação vai acontecer durante o evento Breja & Business, no espaço Natal Comedy Club (av. Salgado Filho, 3510), a partir das 19h.

Efetivado na Rede Embrapii apenas neste ano, o IMD já firmou, nessa condição, quatro projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na área industrial, orçados em R$ 2,5 milhões.

A Embrapii é uma entidade vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que atua para induzir a cooperação entre instituições de pesquisa científica e tecnológica e empresas industriais, estimulando a transferência de conhecimentos e a busca de soluções tecnológicas. O objetivo, com isso, é contribuir para a capacidade de inovação da indústria nacional.

A proposta do novo portal é informar sobre as ações do IMD como Unidade Embrapii e esclarecer eventuais dúvidas de entidades que tenham interesse em investir em inovação tecnológica voltada para o setor industrial brasileiro. No site estão dispostas explicações sobre como acontecem as parcerias de financiamento de projetos, as premissas que regem a atuação da Unidade, suas atribuições, composição da governança, etc.

O site também apresenta uma lista de pesquisadores envolvidos na iniciativa – professores do IMD e do Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp) que possuem especialidades diversas e experiência na realização de projetos em parceria com empresas do setor industrial, como é o caso da Intelbras, SEVA, Siemens, Foxconn, entre outras.

Parcerias

Especificamente enquanto Unidade Embrapii, o IMD já firmou, desde maio deste ano, quatro projetos de PD&I, frutos de parcerias com Seva Engenharia, Foxconn Brasil e HUBBI. Juntas, as ações estão orçadas em R$ 2,5 milhões e até 30% desse valor será custeado por recursos da Embrapii.

Contando com as ações já formalizadas, o IMD receberá, ao longo de três anos de atuação enquanto Unidade Embrapii, um total de R$ 2,4 milhões para custeio de projetos de PD&I. Para 2023, a meta estabelecida junto à entidade era que fossem firmados dois contratos de parcerias, mas o número já foi superado com poucos meses de atuação.