IMD comemora avanços de 2023 e visa ampliações e investimentos para 2024

Reunião Geral de Fim de Ano do Instituto aconteceu na manhã desta quarta-feira (20)
20-12-2023 / ASCOM
Comunidade Crescimento

Em clima de confraternização, o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) reuniu todos os seus colaboradores, na manhã desta quarta-feira (20), para sua tradicional Reunião Geral de fim de ano. Momento de encontro de profissionais dos mais diversos setores do IMD, o encontro serviu para apresentar os principais avanços alcançados ao longo de 2023 e apresentar as metas e desafios para o próximo ano.

Ocorrido no auditório B2026, às 9h, a Reunião contou com a participação de professores, técnicos administrativos e bolsistas, cujo trabalho anual foi apresentado pelo diretor geral do IMD, professor Ivonildo Rêgo. A apresentação abordou diferentes assuntos, como ensino, avanços do Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque), parcerias institucionais, projetos de extensão, entre outros.

“Nosso IMD se tornou uma unidade grande e bastante complexa e todo ano sou surpreendido com tantos avanços. Tudo isso graças a um ambiente onde todos se dedicam e têm um papel importante nesse processo de crescimento”, comenta o diretor.

Dentre as conquistas alcançadas pelos colaboradores do IMD neste ano, recebeu destaque o crescimento do Metrópole Parque. Hoje, o maior polo de TI do estado fecha o ano com 110 empresas de TI credenciadas a seu ecossistema e 30 startups apoiadas pelo programa de incubação. Todo esse ambiente é responsável pela oferta de 2,7 mil postos de trabalho e, somente no contexto de incubação, foram arrecadados R$ 400 mil neste ano.

Já no âmbito de projetos desenvolvidos em parceria com outras instituições, o professor Ivonildo Rêgo compartilhou o principal número: R$ 18,6 milhões em iniciativas feitas junto a entidades públicas e privadas. Sobre esse marco, o docente enfatiza a importância para os alunos do IMD envolvidos.

“Nesse trabalho de formalização de parcerias, considero que os grandes beneficiados são os próprios alunos, que passam, junto a essas iniciativas, a ter uma perspectiva profissional bastante interessante, com experiências práticas muito boas e que agregam valor à formação recebida no Instituto”, comenta Ivonildo Rêgo. Com 22 novos projetos formalizados em 2023, foram computadas 226 novas bolsas.

Ainda nesse aspecto, o IMD ganhou destaque enquanto Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), cujo status já concedeu a formalização de quatro projetos de inovação que reúnem, juntos, um investimento de mais de R$ 2,5 milhões.

Outros dados apresentados durante a reunião foram marcos importantes em áreas como ensino – o IMD registra hoje um total de 3142 alunos matriculados –, projetos de pesquisa e extensão e ações de seus núcleos integradores, o Centro Multiusuário de Bioinformática (BioME), o Núcleo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia da Informação (nPITI), e o Software Engineering Team (SETE).

Além disso, foram mencionados os trabalhos desenvolvidos na área de suporte institucional de TI, Comunicação Institucional, suporte administrativo, entre outras. Ao final da apresentação, a reunião também contou com a apresentação de um vídeo especial que ilustra o trabalho desempenhado ao longo do ano que se passou, disponível neste link.

2024

Ao final da apresentação, o professor Ivonildo Rêgo também aproveitou para compartilhar com todos os colaboradores os principais desafios para o ano de 2024.

Segundo o docente, uma grande prioridade para os próximos 12 meses é o trabalho de ampliação da infraestrutura física do Instituto, cuja meta engloba duplicação do prédio sede do IMD, criação de um centro de referência nas áreas de Genômica e Bioinformática, inauguração do núcleo para projetos em Inteligência Artificial (IA) e a ampliação da área destinada ao Metrópole Parque.

Outras metas abrangem a melhoria das áreas físicas do IMD, lançamento de dois cursos de doutorado profissional, iniciativas para estudo de conectividade 5G, melhorias em Marketing Institucional, adesão completa ao Programa de Gestão por Desempenho (PGD), entre outras.