Capes aprova Doutorado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais

Expectativa é que nova pós da UFRN oferte sua primeira turma no segundo semestre de 2024
29-12-2023 / ASCOM
PPGITE Pós-Graduação

A Capes divulgou nesta semana a aprovação para criação do Doutorado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais da UFRN. A proposta do curso foi feita no início de 2023 pelo Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE), vinculado ao Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN).

Coordenador do PPgITE, o professor Dennys Leite conta que este será o primeiro doutorado profissional ofertado integralmente pela UFRN. A Universidade já possui outras duas pós-graduações do tipo, mas estruturadas em rede com outras instituições de ensino superior.

Dennys Leite lembra que o modelo de doutorado profissional existe há apenas poucos anos no Brasil e destaca sua importância por ir além do contexto acadêmico e objetivar, de maneira direta, a transferência de conhecimento para a sociedade. “Agora vamos ter a oportunidade, no PPgITE, de levar esse profissional com o mais alto grau de formação para dentro das escolas, secretarias de educação e empresas de tecnologia educacional”, comemora ele.

Para ser efetivamente implantado, o novo doutorado aguarda pela homologação do Conselho Nacional de Educação, órgão do Ministério da Educação (MEC). A expectativa é que isso ocorra ainda no primeiro semestre do próximo ano, de modo que a primeira turma do curso seja aberta no segundo semestre letivo de 2024, quando deverão ser ofertadas 10 vagas.

O PPgITE existe há sete anos e o seu mestrado profissional é um dos mais concorridos da UFRN, já tendo formado 135 mestres. Analisado pela avaliação quadrienal da Capes em 2022, o curso recebeu conceito 4, o que permitiu ao programa de pós-graduação requerer a criação do doutorado. “Conseguimos criar o mestrado já na nossa primeira tentativa e, agora, o mesmo ocorreu com o doutorado, diz o coordenador do PPgITE.

É preciso dizer que esse avanço é fruto da atuação de professores, alunos e egressos do curso, um trabalho coletivo. Agora precisamos ver isso não apenas como uma conquista, mas como uma grande responsabilidade que assumimos, de manter a qualidade da nossa pós-graduação”, afirma Dennys Leite.