IMD desenvolve app para combater violência contra mulher

Integrado ao CIOSP, app permite mulheres acionarem viaturas com agilidade

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), por meio de seu projeto especializado em Cidades Inteligentes, o Smart Metropolis, criou um aplicativo que promete auxiliar o combate à violência contra mulheres no estado do Rio Grande do Norte. Intitulado Salve Elas, a aplicação funciona como um canal direto com a polícia e permite acionar rapidamente, e de maneira discreta, as autoridades em caso de risco à integridade física.

Totalmente integrado ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), a aplicação já está disponível para download no Google Play (celulares com sistema Android). Segundo Frederico Lopes, professor do IMD envolvido no desenvolvimento do aplicativo, a solução representa mais uma forma de aliar tecnologia à segurança e bem-estar da população.

"Quando falamos de Cidades Inteligentes, falamos de uma cidade que faz uso, dentre outros recursos, de tecnologia pelo bem do cidadão. E uma das premissas é que os sistemas sejam integrados, ou seja, que cada solução de vigilância e segurança conversem entre si. E o aplicativo foi criado nesse contexto, realmente”, comenta Lopes.

O aplicativo foi oficialmente lançado no último mês de 2023, durante um evento do Governo do Estado que marcou uma campanha de combate à violência contra a mulher.

Aplicação discreta

O Salve Elas funciona como uma aplicação discreta, rápida e com ligação direta com o CIOSP – unidade que une diferentes agentes policiais do RN. O sistema também está associado às Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAMs), instituições responsáveis pela segurança de mulheres em situação de risco de agressão, como violência doméstica, entre outros delitos.

Na prática, o aplicativo Salve Elas funciona como um app de smartphone – que pode ser disfarçado conforme a opção da usuária – e, quando acionado, emite automaticamente ao CIOSP um alerta de perigo.

“Além da discrição e praticidade, o aplicativo também traz consigo outras vantagens, como o acompanhamento em tempo real da vítima. Tanto faz se a agressão acontece em casa ou na rua, o aplicativo informa à polícia o exato local da mulher em perigo. Esse é um importante diferencial, que uma simples ligação ao 190 não cobre, visto que permite à mulher se deslocar para se proteger, se for o caso”, comenta Frederico Lopes.

Para usar a aplicação, a usuária precisa, além de fazer o download, abrir um registro na DEAM mais próxima a ela – medida que previne uso do sistema por pessoas más intencionadas.

Cobertura

Com cobertura em todo o Rio Grande do Norte, o aplicativo foi desenvolvido por docentes e alunos vinculados ao Smart Metropolis, bem como profissionais de Tecnologia da Informação (TI) do próprio CIOSP.

O desenvolvimento do aplicativo aconteceu durante todo o ano de 2023, culminando com seu lançamento em dezembro, ato que representou a conclusão de um trabalho executado por diferentes atores.

Lançamento do app Salve Elas durante evento do Governo do Estado

“O braço do Smart Metropolis que trabalha com o CIOSP é bem interessante. Sempre acontece de termos a participação de alunos e pesquisadores no desenvolvimento de nossas soluções, mas contamos também com o apoio de programadores do próprio Centro. Isso contribui para a alta taxa de sucesso dos sistemas, pois eles já nascem com tudo o que é necessário para o contexto da Segurança pública”, destaca Frederico Lopes.

Além do Salve Elas, o Smart Metropolis desenvolve outros trabalhos de TI junto ao CIOSP, com projetos na área de Segurança Pública alinhados à Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (SESED-RN).

Exemplo disso é a Central de Atendimento e Despacho (CAD) – plataforma criada para otimizar processos de segurança pública do RN –, cujo lançamento oficial em Mossoró aconteceu em 2022.

A Central hoje integra dados que auxiliam no gerenciamento de atividades policiais, como recebimento de ligações telefônicas para o número 190, envio de viaturas e monitoramento de ocorrências em tempo real.