Natal sediará conferência de Inteligência Computacional em Bioinformática

Evento é organizado localmente pelo Centro Multiusuário de Bioinformática (BioME), vinculado ao IMD
26-03-2024 / ASCOM
Bioinformática

Natal vai sediar um dos maiores eventos internacionais de Computação Inteligente em Bioinformática, o IEEE Conference on Computational Intelligence in Bioinformatics and Computational Biology (IEEE CIBCB 2024). Localmente, o evento é organizado pelo Centro Multiusuário de Bioinformática (BioME), vinculado ao Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN).

Pela primeira vez realizado na América Latina, o encontro vai ocorrer entre os dias 27 e 29 de agosto, reunindo alguns dos principais pesquisadores da área para discutirem os recentes avanços em Inteligência Artificial (IA) aplicada às áreas de Biologia Computacional, Bioinformática, Engenharia Biomédica, Bioprocessamento, Informática em Saúde, entre outras.

Chamada de artigos

A chamada de artigos está com prazo aberto até o dia 14 de abril e pode ser feita por meio do site do evento. Os trabalhos deverão conter até 8 páginas e serão indexados na biblioteca digital IEEE Xplore. Também há a possibilidade de submissão de trabalhos curtos, com até 2 páginas, além de painéis. Todas as submissões serão avaliadas por revisores especializados e, uma vez aprovadas, deverão ser apresentadas durante o congresso. Cada inscrição permite no máximo dois trabalhos.

Segundo o regimento desta edição, os estudos submetidos devem contemplar temáticas que unam Inteligência Computacional a campos como Biologia, Bioinformática, Engenharia Biomédica, entre outros. Isso inclui, por exemplo, pesquisas sobre análise de dados ecológicos, descoberta de medicamentos, aquisição e análise de dados de Saúde.

Para auxiliar financeiramente os participantes membros da IEEE, a Conferência também oferece auxílio na forma de reembolso pela apresentação do trabalho aceito. O incentivo é dado após a participação presencial no evento, nos valores de US$ 600 para participantes oriundos países da América do Sul (incluindo Brasil) e de US$ 1,2 mil para pessoas de outros continentes.

O reembolso contemplará de 8 a 16 pessoas no máximo e, para receber, é necessário enviar uma carta de apresentação com uma declaração de justificativa de financiamento. São três tipos de bolsas de viagem, uma para estudantes do IEEE, outra para pesquisadores de países em desenvolvimento e uma terceira reservada para profissionais da indústria e que tenham se graduado há até 2 anos. Mais informações estão disponíveis no site

Conferência

Com uma programação composta por palestras técnicas, exposição de pôsteres, tutoriais e sessões especiais, e com espaço para recrutamento de profissionais, toda a conferência acontecerá no Hotel Golden Tulip, no bairro de Ponta Negra, em Natal (RN). A última edição aconteceu em Eindhoven, Holanda, em agosto de 2023.

Neste ano, a conferência contará com a participação de pesquisadores renomados de todo o mundo, como Francesca Buffa, da Universidade Bocconi (Itália), Alejandro Maass, da Universidade do Chile, e o pesquisador sênior do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, Helder Nakaya. A conferência recebe, em nível nacional, uma alta avaliação (A4) pela Comissão de Qualis de Eventos na área de Computação, no Quadriênio 2017-2020.

No âmbito do IMD, o encontro conta com a colaboração dos docentes Renan Moioli e Patrick Terrematte, organizadores locais da conferência e professores do BioME, um dos poucos programas de pós-graduação do Brasil a contarem com cursos de mestrado e doutorado na área de Bioinformática.

IEEE

O Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), realizador anual da IEEE CIBCB, é a maior organização profissional do mundo dedicada ao avanço da tecnologia, tendo sido criada em 1963, nos Estados Unidos.

A entidade tem filiais em diversas partes do mundo e sua missão inicial era promover conhecimento em áreas como Engenharia Elétrica, Eletrônica e Computação – o que se ampliou, com o passar do tempo, para diversos outras campos, como Bioinformática, Bioengenharia, Robótica e nanotecnologias, por exemplo.