DNA GTx recebe empresa chinesa e discute parceria em Bioinformática

Startup do Metrópole Parque teve encontro com CEO da Complete Genomics & MGI America
16-04-2024 / ASCOM
Bioinformática Visita Parceria

A DNA GTx Bioinformatics, empresa credenciada ao Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque), recebeu na manhã desta segunda-feira (15) a visita de uma empresa referência no mercado global de genômica. A Complete Genomics & MGI America, liderada pelo CEO Yongwei Zhang, foi apresentada à estrutura do Parque e estreitou os laços de uma parceria que promete favorecer tanto a Bioinformática como a área da Saúde no país.

Isso porque as empresas atuam em áreas complementares: a Complete Genomics & MGI America trabalha com sequenciadores genéticos e a DNA GTx é especializada em Bioinformática, a qual garante a análise de dados genéticos e favorece, por exemplo, um atendimento médico e farmacêutico acertado a pacientes.

“Enxergamos um ótimo potencial para o desenvolvimento de novas tecnologias que podem ajudar a população brasileira. E esperamos ajudar a aumentar esse mercado e viabilizar também um acesso a todos, diminuindo barreiras tecnológicas e de custo para países em desenvolvimento”, comenta o CEO da MGI, Yongwei Zhang.

A visita ocorreu na sede do Metrópole Parque, onde também está localizada a DNA GTx, no Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN). Além da reunião para discussão da parceria, os visitantes foram apresentados à estrutura do Parque e de sua incubadora de empresas.

Além de Zhang, estiveram presentes na visita os professores Sandro José de Souza e Gustavo de Souza, docentes vinculados ao Centro Multiusuário de Bioinformática (BioME/IMD), Gisele Tomazella, gerente de operações da DNA GTx no Brasil, entre outros.

Serviços customizados

Atualmente, a DNA GTx trabalha com análises e interpretação de dados biológicos – como sequências de DNA, RNA e proteínas –, além de oferecer consultorias, serviços customizados e desenvolvimento de softwares.

Um exemplo prático dessa atuação é o de um hospital que envia o sequenciamento de um tumor. Ao receber essas informações, a empresa faz a análise computacional e emite um parecer, que ajuda o médico a saber, por exemplo, quais os melhores medicamentos para o tratamento do caso.

Recentemente, a DNA GTx recebeu a certificação “ISO 27001:2013”, padrão global de excelência para Sistemas de Gestão de Segurança da Informação (SGSI) que atesta a eficácia dos processos da empresa em identificar, gerenciar e minimizar riscos relacionados à segurança da informação.