IMD realiza aula inaugural da Residência em TI em parceria com TCE

Evento marca início da quinta turma da pós-graduação do Instituto em parceria com entidade
03-06-2024 / ASCOM
Residência Curso

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) sediou, nesta segunda-feira (3), a aula inaugural da quinta turma da Residência em Tecnologia da Informação (TI) conduzida em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE/RN). O evento, ocorrido em auditório do IMD, teve como objetivo acolher os novos residentes e fornecer uma visão geral do funcionamento do programa de pós-graduação.

A cerimônia contou com a presença do coordenador da Residência, professor Marcel Oliveira, que apresentou as diretrizes do curso, incluindo a grade curricular, o calendário acadêmico e o funcionamento das disciplinas para os 14 novos residentes.

Também participaram do evento o diretor geral do IMD, professor Ivonildo Rêgo, o presidente do TCE, conselheiro Gilberto Jales, e o diretor de informática do TCE, Vinícius Brito.

Nas quatro turmas anteriores, os 70 estudantes residentes desenvolveram cerca de 40 soluções tecnológicas para o Tribunal, incluindo sistemas para controle de acesso de visitantes e gestão de despesas de recursos humanos, além de painéis de ouvidoria. A descrição detalhada dessas tecnologias está disponível para consulta no site.

Sobre a Residência

A Residência em TI do IMD visa promover a integração e aplicação da Tecnologia da Informação em diversas instituições e organizações, qualificando os discentes por meio do desenvolvimento de projetos reais. O programa busca incentivar a inovação tecnológica e sua aplicação prática no dia a dia das instituições parceiras.

O curso é uma pós-graduação lato sensu com duração de 18 meses, divididos entre a atuação prática dos estudantes no TCE e as aulas teóricas no IMD.

Mais informações sobre a Residência estão disponíveis no site.