Metrópole Parque faz visita a ecossistema de inovação de Minas Gerais

Organizada pela Agir e Funpec, missão vai conhecer iniciativas da UFMG e outras entidades do estado
17-07-2024 / ASCOM
Empreendedorismo Visita

O Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque) participa nesta semana de uma missão da UFRN para conhecer e estreitar laços com o ecossistema de inovação e empreendedorismo de Belo Horizonte (MG), em especial da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Organizada pela Agência de Inovação da UFRN e pela Funpec, a missão começou desde segunda-feira, 15, e incluiu em sua programação visitas à Fundação de Apoio da UFMG (Fundeb) e ao Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC).

A UFMG é uma grande referência em processo de inovação no âmbito das universidades federais. Muitas práticas daqui podem ser replicadas no contexto da UFRN”, destaca o diretor do Metrópole Parque, Rodrigo Romão.

A estada de representantes do Metrópole Parque em Belo Horizonte vai ter seguimento ao longo da semana, ocasião em que vão conhecer estruturas como o FIEMG Lab, hub de inovação aberta da indústria com startups, ligado à Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).

Avaliando a importância da visita, Rodrio Romão diz que “se trata de uma maneira de nos avaliar perante um ecossistema bem mais longevo e consolidado que o nosso, ou seja, reconhecer nossos pontos positivos que precisam ser mantidos e enxergar pontos de melhoria que podem ser implementados”.

Ele também ressalta a relevância da missão para estreitar laços e criar relações com entidades mineiras do setor. “A gente tem interagido com parceiros que já temos no ecossistema de Belo Horizonte e, por meio deles, prospectamos novos parceiros. Tratam-se de ambientes de inovação, líderes e pesquisadores que, de alguma forma, podem no futuro contribuir e agregar valor para as empresas do nosso parque tecnológico”, conta Romão.