Equipes ligadas ao IMD vencem Hackathon Inovar 2024

Evento foi promovido pela Prefeitura de Parnamirim, visando criação de soluções tecnológicas
24-07-2024 / ASCOM
Premiação

O Hackathon Inovar 2024, realizado pela Prefeitura de Parnamirim, teve entre os seus vencedores duas equipes ligadas ao Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN). A fase final da competição aconteceu na semana passada e o evento objetivou criar soluções tecnológicas nas áreas de saúde, esporte e cultura, que possam ser aplicadas no município de Parnamirim e estejam alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

A primeira colocada foi a equipe “Trampolim da Inovação”, coordenada pela professora do IMD Iris Pimenta. Os membros da equipe também fazem parte da startup Iasmim, participante do projeto Decola RN, promovido pelo Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Digital). Já a segunda colocada no hackathon foi a equipe "Bora Inovar", inteiramente formada por estudantes do Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI) do Instituto.

Projeto

O projeto desenvolvido pelo Trampolim da Inovação é voltado para a área de saúde, proporcionando serviços digitais como o agendamento de consultas e o controle de estoque de medicamentos. Além disso, a solução também permite o acompanhamento de protocolos de vacinação e a solicitação de visitas domiciliares para pacientes que precisam de cuidados constantes.

O software ainda possui funcionalidades voltadas para a acessibilidade de pessoas com deficiência visual ou dificuldade de leitura e escrita, podendo ser usado tanto através de mensagem de texto como por meio de áudio. A equipe Trampolim da Inovação foi formada pelos membros Ana Maria Gomes Holanda, Daniela Maia da Silva, Axel Marlon Lima dos Santos e Lucas Vinícius Ferreira da Silva.

A professora Iris Pimenta destaca a dedicação dos membros da equipe para desenvolver a solução. “Eles se empenharam muito em entender a realidade da UBS, fazendo visitas e entrevistas in loco, tendo uma compreensão mais clara do problema. Desse modo, conseguimos gerar uma solução que atendesse à demanda real das pessoas”, diz ela.

A professora ainda conta que no dia da competição a Trampolim da Inovação apresentou uma versão inicial da solução tecnológica já em
funcionamento, demonstrando a capacidade da equipe em efetivamente desenvolver o serviço.

Bora inovar

Já a equipe Bora Inovar desenvolveu o website Bora Informar Web, que tem como objetivo suprir a falta de informações sobre saúde pública, com dados fornecidos pelas unidades de saúde e pela Secretaria Municipal de Saúde de Parnamirim.

A equipe ainda criou um chatbot chamado Cajuzinho, que se constitui em uma inteligência artificial que fornece, através do WhatsApp, informações baseadas no website, para aqueles que preferem usar um sistema mais familiar. Dessa forma, o usuário pode enviar mensagens de texto ou voz em busca de informações, e a IA irá prover a resposta. Além disso, o Cajuzinho registra os tópicos abordados e fornece estatísticas à gestão dos assuntos mais buscados.

“Trabalhamos duro para conquistar a colocação, mas sempre com muita alegria e brincadeira. A soma de tudo isso foi responsável pela nossa posição. Sem sombra de dúvidas, o mais difícil foi o pitch, e isso nos criou um alerta para desenvolvermos uma habilidade que é muito esquecida na nossa área de TI: a comunicação. Ir além das telas de computadores”, afirma o estudante Isaac Lourenço.