Bacharelado em TI da UFRN recebe nota máxima do Inep

Avaliação é responsável pela renovação do reconhecimento de cursos pelo MEC em todo país
14-08-2024 / ASCOM
BTI

O Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI) do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) foi classificado com a nota máxima na avaliação periódica de cursos de graduação do Inep, órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

Numa escala que vai de 1 a 5, o BTI recebeu a nota 5, subindo um patamar em sua avaliação anterior, que havia sido 4. O resultado foi oficialmente divulgado no site do Inep nesta terça-feira, dia 13. A análise é feita pelo órgão em todo o país e é responsável pela renovação do reconhecimento dos cursos pelo MEC.

A avaliação do Inep analisa três dimensões principais: a organização didático-pedagógica, o corpo docente e tutorial, e a infraestrutura. Cada uma dessas dimensões envolve diversos indicadores de qualidade do curso. A “organização didático-pedagógica”, por exemplo, abrange fatores como a estrutura curricular e de conteúdos, metodologia, atividades complementares e perfil profissional do aluno egresso.

Já a dimensão “corpo docente e tutorial” verifica indicadores relativos à produção científica, titulação, experiência profissional e no exercício da docência e a equipe multidisciplinar. Por fim, a dimensão de “infraestrutura” é voltada para aspectos como salas de aula, laboratórios didáticos, acesso a equipamentos de informática e presença de núcleos de práticas e de ambientes profissionais vinculados ao curso.

Este ótimo resultado que recebemos é fruto de um trabalho coletivo, um reconhecimento da atuação cotidiana de cada docente e servidor que faz o BTI. Estamos muito felizes”, comemora a diretora de ensino do IMD, professora Ismenia Blavatsky. “E isso agora nos dá ainda mais responsabilidade, para manter o nível de excelência que temos”, complementa ela.

Comentando a respeito dos fatores que levaram o curso a obter o resultado, a docente ressaltou a importância do IMD como um todo. “Sempre vejo o Instituto como um complexo no qual suas partes funcionam de maneira muito complementar. Trata-se de um trabalho voltado para a inovação e o desenvolvimento local e regional que é conhecido por todos, e isso traz um sentimento de unidade e faz com que a gente se fortaleça para conseguir os melhores resultados no que fazemos”, afirma ela.