Talento Metrópole retorna a Pau dos Ferros e prepara nova turma para jovens

Programa realiza Semana Tecnológica e prospecta 15 escolas de diferentes municípios
30-08-2024 / ASCOM
Talento Metrópole

O programa Talento Metrópole, iniciativa do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) voltada para jovens com altas habilidades em Tecnologia da Informação (TI) e superdotação, retorna a Pau dos Ferros após uma pausa de mais de três anos.

Nas últimas semanas, o programa conduziu um processo de identificação de alunos para uma nova turma, com testes aplicados desde o dia 13 de agosto e condução da Semana Tecnológica, evento aberto e com atividades científicas diversas que ocorreu entre os dias 21 e 26 deste mês.

Nesta fase inicial, seis alunos participaram da Semana Tecnológica e o resultado da ação será a definição, na próxima semana, dos jovens que comporão a nova turma do Talento Metrópole em Pau dos Ferros.

A seleção não tem um número fixo de vagas, uma vez que depende da identificação dos alunos que atendam ao perfil de Altas Habilidades/Superdotação aplicáveis à TI.

Conduzido majoritariamente na sede do IMD, no Campus Central da UFRN, em Natal, o Talento Metrópole identifica e capacita talentos na área de TI, oferecendo orientação de estudos e projetos, além de incentivo à participação em eventos científicos e tecnológicos.

Prospecção

No total, 15 escolas de diferentes municípios foram prospectadas para o programa, reforçando a abrangência e a importância da iniciativa na região. A ação abrangeu, além de Pau dos Ferros, cidades como Francisco Dantas, Alexandria, Encanto, Pilões, Antônio Martins, entre outras.

Segundo Izabel Hazin, coordenadora do programa, o processo seletivo está em pleno andamento com o apoio dos docentes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) em Pau dos Ferros.

"Nossa expectativa é que os alunos com Altas Habilidades/Superdotação em TI encontrem no Talento Metrópole e no IFRN um espaço para o pleno desenvolvimento de suas habilidades. Queremos que esses jovens possam desenvolver projetos que tragam ganhos à sociedade", afirma.

Mais informações sobre o Talento Metrópole estão disponíveis no site.