Aplicativo do IMD está disponível para Android

02-12-2014 / ASCOM
Um aplicativo do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) foi lançado na semana passada para a plataforma Android. Construído pelo setor de Desenvolvimento do IMD, o aplicativo disponibiliza os materiais didáticos do módulo básico dos cursos técnicos, notícias do instituto e material institucional sobre o IMD e sobre a incubadora de empresas Inova Metrópole. Tela inicial do aplicativo IMD UFRN (Foto: Divulgação) “O grande problema de antes era que nem todos os polos tinham acesso à internet de qualidade”, conta Rafael Barros, coordenador do setor de Desenvolvimento. Para suprir o baixo acesso à internet por parte de boa parte dos alunos, o IMD passou a disponibilizar pendrives para os alunos no momento da matrícula. Dessa forma, eles podem pegar os materiais usados nas aulas para estudar em casa. Como a difusão de tablets e smartphones é alta na sociedade, com o aplicativo, é possível visualizar o material on-line e baixá-los para serem acessados também off-line. O aluno que não tem internet em casa pode, então, baixar os materiais quando estiver em um local com acesso à internet e estudá-los em casa. Rafael disse que não há tempo estimado para implementar os materiais referentes ao módulo avançado no aplicativo, mas segundo ele, “daria para colocar até o fim do ano”. Atualmente o aplicativo está disponível apenas para a plataforma Android, mas a equipe de Desenvolvimento do IMD está trabalhando um framework (união de códigos comuns entre vários projetos de software que proveem uma funcionalidade genérica) para que o aplicativo seja acessado em várias plataformas, como iOS e Windows Phone. Não são necessárias senhas para acessar o aplicativo. Ele é aberto e todo o material divulgado nele é público, contribuindo para a divulgação da produção dos materiais didáticos do IMD.