IMD apresenta iniciativas e discute parcerias com professores visitantes

Encontro ocorrido na manhã de hoje estreita laços institucionais entre Instituto e UDESC, i2i e UFSC
19-09-2024 / ASCOM
Visita

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) recebeu, na manhã de quinta-feira, 19, a visita de dois docentes representantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Instituto de Informação para Inovação (i2i) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A reunião teve como objetivo apresentar as iniciativas tecnológicas desenvolvidas pelo IMD e abrir diálogos sobre potenciais parcerias futuras.

Durante o encontro, os visitantes puderam explorar as instalações do IMD, conhecendo desde sua infraestrutura, como o supercomputador e Data Center, como também toda a oferta de cursos do Instituto – como pós-graduações, projetos de extensão, Bacharelado em TI, Cursos Técnicos, entre outros.

Além disso, os participantes também puderam conhecer as iniciativas voltadas ao empreendedorismo e inovação, concretizadas por meio do Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque).

"O IMD e seu Metrópole Parque tem demonstrado todo o potencial e o impacto de seus projetos desenvolvidos em diversas frentes, desde o Talento Metrópole até o ProEIDI. Estamos muito satisfeitos em identificar oportunidades para futuras colaborações e trabalhos conjuntos”, comenta Eduardo Jara, coordenador de extensão da UDESC.

Além de Jara, participou da reunião o professor Rogério Ramalho (UFSCar), o qual preside o i2i. Ambos foram recebidos pelo vice-diretor geral do IMD, Adrião Duarte, e pelo pró-reitor adjunto de extensão da UFRN, Edvaldo Vasconcelos.

Também estiveram presentes a professora e coordenadora da Residência em TI na Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN), Iris Linhares Pimenta, e o coordenador da Central de Empresas Juniores da Proex, Kleber de Sousa.

"Visualizamos grandes possibilidades de parcerias, tanto no desenvolvimento de projetos conjuntos quanto na criação de cursos que promovam impacto social, fortalecendo ainda mais o ambiente empreendedor, que já é tão latente aqui", complementa Rogério Ramalho durante o encontro.

A visita ocorreu paralelamente ao evento Educação Empreendedora: Empreendedorismo nas Escolas e Universidades, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFRN), com apoio do IMD e do Parque Metrópole Digital.