Professores do IMD integram workshop internacional sobre IA aplicada à Saúde

César Rennó Costa e Renan Moioli realizaram missão no Reino Unido a convite da Royal Society
25-09-2024 / ASCOM
Internacional

Os professores César Rennó Costa e Renan Moioli, do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), participaram na semana passada, na Universidade de Exeter (Reino Unido), do “Workshop sobre IA, PNL e Saúde e Medicina: unindo pesquisa e prática clínica”. O evento fez parte de uma missão dos docentes no país, financiada pela Royal Society, que incluiu diversos compromissos junto a entidades de pesquisa, tendo como foco principal a aplicação de Inteligência Artificial (IA) na área da saúde.

Os docentes realizaram
visitas a instituições como as universidades de Oxford e Sussex, além do Instituto Alan Turing. Durante o seminário realizado em Exeter, nos dias 18 e 19, eles apresentaram iniciativas desenvolvidas no IMD relacionadas à saúde. Foi o caso de atividades do Programa de Residência em TI voltadas à área e de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação realizados em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN, além de trabalhos do Centro de Bioinformática do IMD (BIOME) com foco em saúde mental e processamento de linguagem natural (PNL).

A professora Ana Isabela Sales-Moioli, do LAIS-UFRN e do Centro de Ciências da Saúde, também esteve presente e apresentou o projeto “Sífilis Não”, desenvolvido em conjunto com o Ministério da Saúde. As discussões ao longo da missão focaram na troca de experiências entre os sistemas de saúde público do Reino Unido e do Brasil, com o objetivo de identificar possíveis colaborações em projetos tecnológicos voltados para a área da saúde.

Outro destaque da missão foi a celebração da parceria com a
professora Aline Villavicencio, da Universidade de Exeter, e com o Dr. Vitor Lopes-dos-Santos, da Universidade de Oxford, que foram incluídos como professores visitantes no programa de pós-graduação em Bioinformática da UFRN.

A missão também contou com a participação da aluna Juliana Carvalho, do Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI) do IMD, que visitou a Universidade de Sheffield para desenvolver oficinas sobre o uso de ferramentas de computação no Departamento de Ciência da Computação da instituição.