Guararapes realiza visita ao Instituto Metrópole Digital

Empresa que possui a maior fábrica do estado fez parceria para projeto de desenvolvimento com o IMD
10-10-2024 / ASCOM
Empresas

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) recebeu na manhã de hoje, dia 10, a visita de representantes da empresa Guararapes Confecções, que integra o grupo Riachuelo. O encontro acontece logo após a formalização do Projeto GuarAI, uma parceria entre as duas entidades voltada para o desenvolvimento de uma solução de Inteligência Artificial para a fábrica da Guararapes em Natal.

Estiveram presentes ao IMD o diretor de engenharia industrial e o diretor de transformação da Guararapes, respectivamente Renato Cássio Nascimento dos Santos e Anderson Moreno Tracastro. Durante a visita, eles foram recebidos na Diretoria de Projetos do IMD, ocasião em que foram apresentados a diversas ações de ensino, pesquisa e extensão do Instituto, além de conhecerem mais da estrutura do Metrópole Parque e da própria Diretora de Projetos.

Também participaram do encontro o professor Heitor Florencio, coordenador do Projeto GuarAI, o coordenador da Unidade Embrapii do IMD, Itamir Barroca Filho, o diretor do Metrópole Parque, Rodrigo Romão, e o professor Aluizio Rocha Neto, que também
integra o projeto em parceria com a Guararapes, além da gerente P&D da Diretoria de Projetos, Dalila Monteiro Maia.

Projeto GuarAI

“O projeto GuarAI, que fizemos por intermédio da unidade Embrapii do IMD, vai funcionar dentro da maior fábrica do estado, a Guararapes, atendendo ao objetivo de fomentar a inovação no setor industrial”, conta o professor Heitor Florencio. Ele explica que o projeto será desenvolvido, ao longo dos próximos nove meses, por uma equipe que inclui outro docente do IMD, o professor Aluizio Rocha Neto, e mais seis pesquisadores e estudantes.

Comentando sobre a ocasião, o diretor de engenharia industrial da Guararapes afirmou que “a visita surpreendeu principalmente pelo grau de integração entre academia e iniciativa privada, demonstrando muita maturidade”, elogiou. Anderson Moreno Tracastro, diretor de inovação da empresa, destacou que “o que vimos no IMD está alinhado com o que buscamos, que é transformar a indústria trazendo inovação e eficiência”.

Durante a visita, os representantes da Guararapes também conheceram, dentre outras dependências do IMD, a sua estrutura de Datacenter e o supercomputador, além de laboratórios do Núcleo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia da Informação (nPTI) do Instituto.