Alunos do PPgITE são premiados em Seminário de Educação a Distância

Grupo cria MOOC inovador para capacitação de educadores em metodologias ativas
14-10-2024 / ASCOM
Premiação

Um grupo de alunos do mestrado profissional do Programação de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais do IMD (PpgITE/IMD) foi premiado no VI Seminário Internacional de Educação a Distância, realizado na última semana de setembro no IFRN (Campus Zona Leste). O evento, que ocorreu de forma híbrida, reuniu exposições e discussões sobre a Educação a Distância em contextos nacionais e internacionais.

O projeto premiado é resultado do componente curricular “Educação Aberta e a Distância" do PPgITE, orientado pelas professoras Adja Ferreira de Andrade e Célia Maria de Araújo. Como reconhecimento, os estudantes receberam um leitor digital Kindle.

O prêmio valoriza o esforço, a dedicação e a qualidade do trabalho desenvolvido. Receber esse reconhecimento do IFRN, uma instituição de referência em nosso estado, é extremamente gratificante. Divulgar os estudos realizados no PPgITE em outros ambientes reafirma a excelência do programa. Foi uma experiência cheia de motivação, incentivo e inspiração para nós e para nossos colegas”, destaca Luzia Liniane, uma das autoras do projeto.

O grupo, formado por Luzia Liniane, Dênis Júlio Pereira, Thiago Valneir, José Antonio e Thiago Sousa, desenvolveu um MOOC voltado à capacitação de educadores interessados em inovação pedagógica, com ênfase na implementação de metodologias ativas no cenário educacional contemporâneo.

O programa foi dividido em duas sessões: resumo expandido e relato de experiência, com seis e sete áreas temáticas, respectivamente. O trabalho “Aprendizados na Criação de um MOOC: Uma Experiência Prática”, dos alunos do PPgITE, liderou a sessão de Relatos de Experiência, na área temática "Modelos e Experiências Pedagógicas em EaD", concorrendo com outros 49 trabalhos.

MOOC

Os Massive Open Online Courses (MOOCs) são cursos oferecidos de forma gratuita, acessível em diversas plataformas e sem pré-requisitos de participação, possibilitando o acesso a um grande número de estudantes.

Ao contrário dos cursos tradicionais de Educação a Distância (EAD), em que os alunos são acompanhados por um professor ou tutor, os MOOCs são projetados para atingir milhares de pessoas, sem supervisão direta. Esses cursos incluem questionários, jogos, avaliações colaborativas, além da formação de mentores entre os próprios egressos.

Esse modelo tem sido amplamente adotado por instituições de ensino superior, alcançando um público diversificado, sem necessidade de vínculo formal com a instituição que oferece o curso.