Instituto Metrópole Digital recebe visitas da Sascar e AIOTI e apresenta infraestrutura
Encontro marca início de parcerias e estreita relacionamentos para pesquisa e desenvolvimento
21-10-2024 / ASCOM
O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) recebeu, ao longo da última semana, visitas de duas empresas parceiras de iniciativas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D): a AIOTI e a Sascar. Com a primeira, o Instituto promoveu o início das atividades de um novo projeto de P&D e, com a segunda, a visita serviu para dar continuidade ao desenvolvimento de soluções na área de gestão de ordens de serviço.
Ambas as visitas contaram com apresentação da infraestrutura do IMD, bem como suas iniciativas e atividades nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Além disso, os participantes foram apresentados ao Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque) e sua incubadora de empresas.
Segundo os registros da Diretoria de Projetos do IMD, a Sascar – empresa nacional líder em telemetria e soluções de rastreamento – é a instituição com maior número de acordos firmados com o Instituto inseridos no contexto da Lei de Informática, dispositivo que incentiva empresas do setor de tecnologia a investir em pesquisa e desenvolvimento através de benefícios fiscais.
O professor André Gurgel, coordenador do projeto com a Sascar – comenta que "a parceria é de extrema importância para o Instituto e oferece uma excelente oportunidade de aprendizado para alunos e professores, uma vez que os desafios apresentados são sempre inovadores e estimulam o desenvolvimento profissional".
A AIOTI é uma empresa especializada em Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (Internet of Things – IOT) aplicada a soluções de mobilidade segura. Segundo o professor Gustavo Leitão, coordenador do projeto, essa é a primeira vez que o IMD firma acordo de P&D com a empresa.
“É uma parceria importante, fruto da percepção da própria empresa quanto à expertise do nosso Instituto. A AIOTI tem um potencial muito bom, inclusive para levar o nosso nome para outros estados”, avalia Leitão.
O docente ainda destaca o fato da parceria ter sido firmada no contexto da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), o que fortalece o IMD enquanto Unidade promotora de pesquisas aplicadas em Internet das Coisas.
Para representar as empresas, estiveram presentes o Especialista Product Owner da Sascar, Rodrigo Silva, e o CEO da AIOTI, Cileneu Nunes.