Software ajuda aprendizado de gráficos estatísticos para alunos surdos

Criado no âmbito do mestrado do PPgITE, o Pirilampo recebeu registro de software do INPI neste mês
25-11-2024 / ASCOM
PPGITE

Ajudar estudantes surdos do Ensino Básico na compreensão de uma importante área da Matemática, a de construção de gráficos estatísticos. Esse é o objetivo de um software educativo chamado Pirilampo, criado no âmbito do Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN).

Criado pelo professor da rede pública de ensino Ricardo Oliveira, o Pirilampo teve o registro de software emitido neste mês de novembro pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Ele foi feito dentro da pesquisa de Oliveira enquanto aluno do mestrado do PPgITE, sob a orientação da professora Flávia Roldan Vieira.

Ricardo Oliveira leciona no Centro Estadual de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento ao Surdo (CAS Natal) e criou a ferramenta por perceber a necessidade de tornar mais acessível o aprendizado dos gráficos estatísticos a pessoas surdas. O letramento estatístico está associado à habilidade de visualizar uma porcentagem ou ler um gráfico de modo a ser capaz de compreender o que está sendo apresentado e refletir criticamente sobre o conteúdo.

No decorrer da aula, utilizei gráficos de barras e de setores para representar a população. Nesse momento, percebi que os alunos não estavam compreendendo o que eu estava comentando. Depois pesquisei e descobri que não havia uma ferramenta acessível para trabalhar esse conteúdo com eles”, conta o professor.

Oliveira
explica que a ideia era criar algo visual e mensurável para apresentar em gráficos. “Então veio a ideia de trabalhar com o brilho de lâmpadas. No CAS Natal, utilizamos lâmpadas como “toque” que indica mudança de horário ou horário de intervalo. É algo que os alunos conhecem e que é visual”, contextualizou.

O mestrado do docente foi realizado entre março de 2021 e agosto de 2023. Ricardo Oliveira conta que a pesquisa em campo foi feita entre março e dezembro de 2022, contabilizando entrevistas iniciais, pesquisas por softwares, desenvolvimento e etapa de validação.

Ambientes

Segundo o professor, o Pirilampo proporciona ao estudante analisar a iluminação de quatro ambientes de uma casa (dois quartos, uma sala e uma cozinha), solicitando que ele represente em gráficos o brilho de cada lâmpada, de acordo com a intensidade maior ou menor de luminosidade. Em seguida, o software pede que o usuário verifique a diferença entre dois valores, calculando a amplitude.

Conforme explica o professor, o Pirilampo apresenta o design de um jogo digital, com personagens e cenários em pixelart, para ser mais atrativo visualmente. Além disso, a ferramenta permite a criação de forma intuitiva e acessível
de gráficos em formato de pictograma, barras verticais e pizza.

O Pirilampo também possui intérprete virtual (desenvolvido exclusivamente para o software), controle sensível ao toque (para que possa ser utilizado em dispositivos móveis ou monitores touch) e todas as telas são acessadas sem a necessidade do clique (tornando-o acessível utilizando controle deslizante da tela). Basta passar o personagem (Pirilampo) sobre o local da tela que deseja acessar e interagir”, detalha Oliveira. No entanto, também é possível utilizá-lo com o auxílio de mouse, teclado ou joystick.

O software Pirilampo pode ser acessado por meio deste link.